A Secretaria de Estado de Promoção da Paz recepcionou, nesta terça-feira (30), o representante da Embaixada dos Estados Unidos da América para a região Norte, Jeffrey Lodermeier, para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Governo da Cooperação no enfrentamento às drogas.
A secretária Maria da Penha; a coordenadora de Tratamento, Recuperação e Reinserção Social, Adriane Soares; o gerente de Mobilização de Cultura de Paz, Douglas Suckow; a assessora técnica Jurídica, Wanda Arruda; e a assessora Larrúbia Santos; discorreram sobre os quatro eixos da política sobre drogas que são a Prevenção, o Acolhimento, o Tratamento e a Reinserção Social.
Maria da Penha falou da importância do fortalecimento das Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil, ressaltando sobre o interesse do Governo da Cooperação em realizar o planejamento estratégico das ações sobre drogadição com a parceria entre os órgãos como a Sejus, Sesau, Seduc, Seas, PM com o Proerd.
Também foram abordadas as execuções das ações realizadas pelo Centro de Referência em Prevenção e Atenção a Dependência Química (Crepad) e a importância da visita familiar e as propostas de reinserção social.
Penha destacou que além da ampliação da oferta de vagas para tratamento nas comunidades terapêuticas existentes, o governo tem proposta de implantar uma Comunidade Terapêutica Acolhedora.
O representante da Embaixada dos Estados Unidos da América, Jeffrey Lodermeier e um grupo de americanos, participaram no domingo da capacitação em Terapia Comunitária Integrativa com profissionais de diversos municípios rondonienses, ministrada pela equipe do doutor Adalberto Barreto, da Universidade Federal do Ceará, que tem por objetivo formar terapeutas multiplicadores no trabalho de enfrentamento às drogas e outros problemas que afetam o ser humano.