Sid Orleans denuncia esquema de corrupção na prefeitura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã desta sexta-feira (28) o vereador Sid Orleans (PT) procurou o Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE) para denunciar um esquema de corrupção na prefeitura do município de Porto Velho. A ação acontece na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) e envolve pagamentos de plantões extras para médicos que supostamente atenderiam na zona rural da Capital.
O vereador conta que foi procurado por servidor público com documentos em mãos comprovando o pagamento de plantões médicos sem que o profissional sequer apareça e preste o serviço. “Eu quero saber quem solicitou esses plantões? Pra onde foram esses profissionais? Quem assinou o pagamento desses plantões” questionou Orleans.
O esquema, conforme relato do denunciante ao vereador, começa com um convite por parte de funcionários da SEMUSA a médicos sem que os mesmos precisem realizar tais plantões. Depois que tais plantões caem na conta do profissional de saúde, mais de R$ 6 mil, esse retira os encargos sociais e divide o valor líquido meio a meio com o funcionário da SEMUSA que fez o convite.
O denunciante também contou ao vereador que não tem conhecimento se médicos lotados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foram convidados para tal participação ilícita. Ainda segundo o servidor, o grande foco com certeza envolve os profissionais da Maternidade Municipal Mãe Esperança e do Serviço de Assistência Móvel de Urgência (SAMU).
“Não temos médicos em diversos distritos rurais, como é o caso de Nazaré e Calama. Poucos distritos tem médico três finais de semana, como é o caso de Jaci-Paraná; em outros apenas uma vez ao mês. Como a prefeitura justifica o pagamento de plantão rural extra?” Perguntou Sid.
Conforme o vereador, foi apresentado ao parlamentar uma cópia do contracheque médico com o nome do profissional apagado, mas com o cargo e matricula registrados. Tal documento não ficou em posse do legislador, tendo em vista que o denunciante demonstrou receio de sofrer represália e perseguição.
Sid Orleans afirma que o código orçamentário e financeiro para o pagamento do plantão rural extra é o ‘985’ que, segundo o vereador, pode ser amplamente investigado e rastreado pelas autoridades competente. “Agora compreendi o motivo pelo qual a prefeitura não tem orçamento para aumentar o salário dos servidores e está praticamente no limite prudencial da Lei de Responsabilidade fiscal”, finalizou.
O vereador lamentou tal fato e disse que fez a denúncia com imensa tristeza, mas que tem certeza que fez o que lhe compete enquanto legislador, que confia no competente, notório e magnífico trabalho realizado pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal em todo o Brasil em defesa da decência, do bom uso do recurso público e obviamente contra a corrupção.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!