O Governo de Rondônia, por meio da Mesa de Negociação Permanente (Menp), apresentou na manhã de hoje (11), a proposta de correção salarial para os anos de 2013 e 2014, aos representantes do Sindicato dos Servidores da Sáude (Sindsaúde), representado, na ocasião, pelo presidente Caio Marin.
O presidente da Menp e secretário de Estado de Administração (Sead), Rui Vieira, acompanhado do secretário de Planejamento (Seplan), George Braga, apresentou a proposta aos representantes, esclarecendo que foi possível avançar após as reuniões ocorridas no último final de semana junto ao governador Confúcio Moura, que trouxe boas perspectivas de Brasília em relação à transposição dos servidores e da revisão da dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia (Beron).
A proposta prevê a correção salarial na ordem de 5,87%, referentes a 2013, com base na inflação de 2012; a serem pagos a partir de junho de 2014; acrescida da revisão salarial de mais 6%, referente ao ano de 2014, relativa à inflação de 2013, a ser paga em outubro e novembro de 2014, e em janeiro de 2015. Este parcelamento recebeu novo pleito do Sindsaúde, para que tais parcelas sejam pagas em agosto, setembro e outubro de 2014. A proposta do governo condiciona ainda a categoria ao compromisso de que não haverá movimento paredista nos dois próximos anos, para a sua implementação.
Também ficou acordado, durante a reunião, o pagamento dos adicionais de insalubridade, a partir do mês de janeiro de 2014, com o compromisso de se começar a emissão dos laudos pelo Hospital Regional de Cacoal, ainda neste ano. A implantação do realinhamento dos servidores da saúde, conforme já havia sido confirmado, de acordo com o secretário Rui Vieira, será feita na folha de pagamentos do mês de julho/2013, no valor de R$471 mil reais.
Rui Vieira também adiantou que a Menp permanecerá aberta para a recepção dos demais pleitos das diversas categorias. Estiveram presentes à reunião, o advogado do Sindsaúde, Geremias Carmo Novais; os membros Roberto Ferreira; Edinaldo Ferreira da Silva; o presidente da CUT, Itamar dos Santos Ferreira e o representante da secretaria de Finanças, Domingos Francisco da Cunha.