SEDAM e Sindicato dos Soldados da Borracha fazem abaixo-assinado com seringueiros
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Integrantes da Diretoria do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia estiveram na cidade de Machadinho do Oeste – Rondônia, trabalhando em parceria com a (SEDAM) Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental/Machadinho, entre os dias 29 de abril a 09 de maio de 2013. O objetivo foi a realização de uma campanha de coleta de assinaturas para um abaixo assinado, que cobra a criação da aposentadoria de seringueiro aos extrativistas que atualmente sem profissão regulamentada vem aposentando-se como trabalhadores da agricultura, segundo informação da diretoria do sindicato, já existe uma PEC da classe no Congresso Nacional - PEC/320. Com os trabalhos desenvolvidos a idéia agora é coletar ainda mais assinaturas, para em seguida leva-las à Câmara e ao Senado via requerimento de Deputados e Senadores para pedir agilidade na votação da matéria.
Também o pequeno povoado de Tabajara e algumas reservas extrativistas do estado de Rondônia, foram visitas pelo Sindicato dos Soldados da Borracha. Iniciou-se uma busca por antigos seringueiros com mais de 80 anos para constatação da real situação das condições de vida em que alguns se encontram. A princípio foram encontrados com graves problemas de saúde um antigo seringueiro nativo, o Sr. Acácio Pereira Coutinho, vítima de um derrame cerebral, morador da cidade de Machadinho, que se encontra sem o amparo devido, quase imóvel sobre uma cama, esquecido pela maioria dos parentes, amigos e pelo estado brasileiro, morando ele e a esposa em uma casa alugada, fazendo milagres com a renda de 1 salário mínimo. Outra situação bem parecida é da esposa de um ex-soldado da borracha falecido, o Sr. Salvador, Dona Maria como é conhecida sofre com problemas de coluna, encontra-se também presa à cama de sua residência há mais de seis anos e totalmente cega. Para o sindicato esses são alguns exemplos entre os milhares de extrativistas que trabalharam na campanha de guerra de Getúlio Vargas,que não foram lembrados, que estão doentes, em cadeiras de rodas, ou perdidos por dezenas de asilos na Região Norte em plena terceira idade, esses lutadores que criaram e deram vida à nossa região, ainda esperam do estado brasileiro serem reconhecidos pelo trabalho que realizaram à nação.
Após várias visitas realizadas em alguns lugares em Rondônia, o sindicato mais uma vez irá acionar a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos em Brasília cobrando da Ministra Maria do Rosário providências e amparo aos muitos extrativistas que estão abandonados e esquecidos pelo poder público.
Segundo o Vice-presidente do sindicato George Telles ( Carioca), os Soldados da Borracha foram vítimas da negligência e da falta de compromisso público dos sucessivos governos que passaram, pois os E.U.A pagaram ao final da 2ª Guerra Mundial ao Brasil, milhões de dólares para a indenização dos trabalhadores que foram recrutados do Nordeste e aqueles que atenderam o chamado da Campanha da Borracha.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!