Os trabalhadores em educação do município de Porto Velho iniciaram nesta segunda-feira (06/05) a greve por tempo indeterminado aprovada na semana passada em assembleia da categoria.
De acordo com levantamentos preliminares feitos pelo Sintero, o primeiro dia de greve teve a adesão de aproximadamente 60% dos trabalhadores, motivo pelo qual algumas escolas funcionaram parcialmente. A concentração dos grevistas acontece na Praça das Três, Caixas D’Água.
Na assembleia em que decidiram pela greve, os trabalhadores em educação rejeitaram a contraproposta da prefeitura à pauta de reivindicações.
A administração municipal propõe a destinação de R$ 300 mil por mês para pagamento do retroativo do quinquênio; alteração da forma de pagamento do auxílio transporte isentando do desconto da contrapartida os trabalhadores que ganham até R$ 800,00; criação do incentivo à educação de 6% a partir de 1º de maio; e retomada das negociações na segunda quinzena de setembro para avaliação do comportamento da arrecadação do município.
Os trabalhadores em educação consideram que essa contraproposta pode ser melhorada, e pede a retomada das negociações.
A direção do Sintero, acompanhada da comissão de negociações, deve ser recebida em audiência por representantes da prefeitura na manhã desta segunda-feira.