Audiência debate implantação da PEC 32, que cria a bolsa crédito educativo ao aluno carente

Audiência debate implantação da PEC 32, que cria a bolsa crédito educativo ao aluno carente

Audiência debate implantação da PEC 32, que cria a bolsa crédito educativo ao aluno carente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Assembleia Legislativa sediou na tarde desta segunda-feira (29), uma audiência pública para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, que determina a concessão de bolsas de estudos e crédito educativo para o ensino médio e superior aos estudantes carentes em instituições privadas, a chamada Bolsa/Crédito Educativo ao Aluno Carente.
A audiência faz parte das discussões da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 32-A, de 1999, do então deputado federal Pompeo de Mattos (PDT/RS), que acrescenta o inciso VIII ao art. 208 da Constituição Federal.
A deputada estadual Epifânia Barbosa (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, conduziu a audiência pública, junto com o deputado federal Marcos Rogério (PDT). O secretário-adjunto de Educação do Estado, Daniel Gomes, prefeitos, vereadores, secretários municipais, professores e estudantes, também participaram do evento. “Nossa preocupação é que haja uma garantia de que o acesso ao crédito ou à bolsas de estudos, seja assegurado como uma política de Estado”, disse a deputada Epifânia.
Ao apresentar o andamento das discussões, o deputado Marcos Rogério reforçou a fala da deputada, e disse que “o cerne da questão é assegurar, no texto constitucional, os programas hoje oferecidos ao ensino superior, como o Fies e o Prouni, que hoje são programas governamentais e passariam a ser programas do Estado. Da mesma forma, programas voltados ao nível médio também seriam inseridos na Constituição”.
Segundo o deputado, “hoje temos um Governo voltado ao social, que tem garantido o acesso a alunos carentes ao ensino superior. Quem garante que um outro Governo terá a mesma visão? Por isso, trazer a matéria para o texto constitucional, vai resguardar e assegurar como programas de Estado”.
O adjunto da Seduc defendeu que o diálogo é importante para a construção de um modelo de educação para Rondônia e o país. “Há muito que avançar ainda, especialmente na questão da educação para os filhos dos trabalhadores rurais”, afirmou.
Ao finalizar, o deputado federal disse que a PEC está ainda aberta à discussão e ao recebimento de contribuições. “A expectativa é de que tenhamos um modelo eficiente e que assegure direitos na Constituição”. A deputada Epifânia defendeu que, além da garantia da inclusão da matéria no texto constitucional, é importante que haja a extensão de investimentos na educação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS