Hermínio intermedia acordo em defesa dos moradores do Terra Santa

Hermínio intermedia acordo em defesa dos moradores do Terra Santa

Hermínio intermedia acordo em defesa dos moradores do Terra Santa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), intercedeu pelos moradores do setor chacareiro Terra Santa, em Porto Velho, durante reunião em seu gabinete com o secretário estadual de Justiça (Sejus), Fernando Oliveira, na tarde desta segunda-feira (01).
A comunidade Terra Santa fica localizada no entorno do presídio Urso Branco e com a decisão do Governo do Estado de expandir a estrutura prisional do Estado, 84 famílias serão atingidas e terão que deixar a área. Há dois anos, um acordo vem sendo “costurado” para solucionar o impasse.
“O que estamos aqui é defendendo um acordo que seja viável para o Governo, mas que ao mesmo tempo não penalize as 84 famílias que vivem no local, a maioria delas sobrevivendo da agricultura familiar”, destacou Hermínio.
A presidente da Associação dos Agricultores Chacareiros Hortifrutigranjeiros da Comunidade Terra Santa (ASSGRICTS), Lenir Barbosa, e o advogado dos moradores, Cristian Delgado, apresentaram ao presidente da Assembleia Legislativa os trâmites do processo de desocupação da área.
“Uma alternativa seria o Governo não utilizar toda a área de 309 hectares que a Superintendência de Patrimônio da União (SPU), disponibilizou para a construção de novo presídio, cozinhas e demais estruturas ligadas ao sistema prisional. Isso reduziria os custos de indenização e manteria boa parte das famílias em seus lotes”, afirmou Lenir.
Para o secretário da Sejus, essa proposta é viável e deve ser analisada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). “O processo está com a procuradora geral do Estado, Maria Rejane Sampaio, e vou discutir com ela essa proposta. Havendo a viabilidade, e claro, sem colocar em risco a questão da segurança, pode sim encaminharmos um acordo nesse sentido”, completou Oliveira.
Hermínio Coelho colocou a Assembleia Legislativa à disposição para intermediar o acordo e, caso necessário, para aprovação de lei específica. “Se for preciso, basta o Governo encaminhar o projeto de lei para a Assembleia, que os deputados aprovam no mesmo dia”.
O advogado Delgado ressaltou que a comunidade espera que haja a devida indenização pelas benfeitorias e que sejam asseguradas, de preferências, novas áreas de assentamento, fora da área requerida pelo Estado junto à União para a expansão do sistema prisional.
“Estamos nos mobilizando para a construção de um acordo prévio, já que no próximo dia 29 deste mês teremos uma audiência na justiça federal sobre o caso”, informou.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS