BEM-ESTAR- Mitos e verdades sobre o chocolate- Por Rosângela Roms

BEM-ESTAR- Mitos e verdades sobre o chocolate- Por Rosângela Roms

BEM-ESTAR- Mitos e verdades sobre o chocolate- Por Rosângela Roms

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

 

Um dos alimentos mais consumidos e apreciados, o chocolate possui uma legião de fãs espalhados pelo mundo. Muitos se consideram verdadeiros “chocólatras”, e não conseguem passar um só dia sem saborear a guloseima. Mas, apesar do sucesso, ainda há dúvidas sobre seus benefícios para a saúde. Descubra a seguir algumas verdades e mitos sobre esta delícia.


O chocolate proporciona sensação de bem-estar

 

 

 Verdade. O chocolate contém feniletilamina – substância estimulante muito parecida com outras produzidas naturalmente pelo organismo, a dopamina e a epinefrina –, que atua no cérebro promovendo a sensação de prazer e calma, associada à felicidade e ao bem-estar.


 O chocolate deve ser abolido da dieta, pois faz mal à saúde


 Mito. Se consumido em doses moderadas, é até benéfico, pois contém boas doses de vitaminas do complexo B e alguns minerais como manganês, potássio e magnésio. O chocolate possui, ainda, estimulantes como cafeína e tiramina, substâncias que estimulam os neurônios, melhorando o raciocínio e a capacidade de concentração. Mas, como é rico em gordura e açúcar, se consumido em excesso, contribui para o ganho de peso e para o aumento dos riscos de doenças cardiovasculares.


 O chocolate meio amargo é a melhor opção para quem cuida da saúde


 Verdade. O chocolate amargo tem maior porcentagem de cacau e, por isso, contém alto teor de flavonoides, antioxidantes que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Vale frisar que entre os vários tipos de chocolate apresentados no mercado, ou seja, ao leite, branco e amargo, este último é o que, além de apresentar maior quantidade de cacau, contém menos gordura na sua composição. Portanto, ele é a melhor opção entre todos, desde que seja consumido sem exageros e como parte de uma alimentação saudável!


 Chocolate diet, por não conter açúcar, não engorda


 Mito. Tanto o chocolate diet como o convencional são calóricos e a saída para evitar uns quilinhos a mais é dosar a quantidade ingerida. O chocolate diet não contém açúcar, mas, em compensação, a adição de gordura é superior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum. Por isso, é indicado especificamente para pessoas que precisam controlar a ingestão de açúcar, como é o caso dos diabéticos.


 Chocolate vicia


 Mito. Apesar de conter substâncias estimulantes, como a cafeína e a teobromina, a quantidade destes componentes é baixa e não chega a ser suficiente para causar dependência. O desejo por chocolate, que muitos chamam de vício, é causado pela sensação de prazer e bem-estar que seu consumo promove.

 

                                                                                           

 FONTE:http://www.sadia.com.br/dicas/150_de+bem+com+a+comida/151_de+bem+com+a+comida/195_mitos+e+verdades+sobre+o+chocolate?gclid=CO7iy_-rn7YCFQ8GnQodQw8A8A

 

 

  Siga essas dicas na hora de escolher o seu chocolate:

 

 
Leia os rótulos e escolha com base nas informações descritas. Se a lista de ingredientes começa com açúcar ou qualquer outro nome diferente para descrever os diversos tipos de açúcar ou adoçantes artificiais usados na indústria alimentícia, reveja sua escolha. Se houver um nome que você não identifica como comida ou que você tem dificuldade em pronunciar, como emulsificantes e aromatizantes, pense bem antes de comprar. Os chocolates que usam gorduras que não são manteiga de cacau e substitutos de soja também fazem parte desta lista. Você prefere comer algo gostoso e que faz bem pra saúde ao mesmo tempo, ou ter um prazer momentâneo que vai ter consequências para seu peso e sua saúde?

 

 
Chocolates amargos que possuem 75% ou mais de cacau são opções mais interessantes. Existem diversas marcas que disponibilizam estas opções. Vale investir em uma opção que custa um pouco mais, principalmente se levarmos em consideração a dica número 1. Afinal de contas, é um investimento na sua saúde!

 

 
Comece a fazer delícias de chocolate em casa. Principalmente naqueles dias de TPM, de tristeza ou de estresse, que tendemos a comer mais quantidade. Tenha sempre em casa, na bolsa e no escritório opções mais saudáveis, como os chocolates que possuem 75% ou mais de cacau, ou receitas que você pode facilmente preparar em casa, escolhendo com sabedoria os ingredientes. Assim, você evita o efeito colateral da culpa e dos malefícios para a saúde.

 

 
Cacau em pó é uma boa forma de continuar consumindo chocolate sem os ingredientes indesejáveis dos chocolates industrializados. Use nas suas preparações em casa, e adoce-as com mel, rapadura, stevia (adoçante natural), ou use frutas como banana madura ou tâmara e uva-passa.

 


A melhor opção de todas é a castanha de cacau in natura crua. Ela conserva todos os nutrientes e benefícios que este superalimento pode oferecer. Você pode comprar a fruta do cacau e colocar as sementes para secar ao sol, ou encontrar fornecedores que vendam as castanhas ou nibs já prontos.

 

 

 FONTE:http://www.personare.com.br/chocolate-pode-fazer-bem-para-a-saude-m3337

 

 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS