|
Imagem comprova que soro estava vencido.
|
“Plantaram isso no hospital regional para falarem mal da minha administração, mas mesmo assim não tem problema, pois soro vencido não faz mal à saúde”, foi com essas palavras que o prefeito do municipio de Vilhena, José Rover (PP) explicou à comunidade sobre a denuncia de de um cidadão de que havia sido medicado com soro vencido no Hospital Regional do municipio ao qual administra.
A declaraçao infeliz foi dada durante uma entrevista à Rádio Planalto AM, uma das emissoras de rádio mais ouvidas no Cone Sul de Rondônia, nesta segunda-feira (18). O prefeito também informou que a secretaria de saúde irá abrir uma sindicância para apurar o fato.
O fato
No último final de semana, um cidadao vilhenense que utilizava o serviço municipal de saúde afirmou que foi medicado com soro fisiológico com o prazo de válidade vencido enquanto recebia um tratamento.
Uma foto comprova a denuncia, na imagem a validade do soro está datada até o mês de dezembro do ano de 2012. Indignado, o cidadão buscou os veículos de notícias da cidade e realizou a denuncia.
A declaraçao
Aparentando ser pego de surpresa com a denuncia, o prefeito José Rover, tentou defender sua gestão e alegou que a saúde de vilhena está em perfeito andamento e que acredita ter sido vitima de uma sabotagem.
A declaração do prefeito não foi recebida com apreço pela comunidade, que passou a questionar do prefeito o fato de que se a saúde funciona bem, como o depósito do hospital
estava tão vulnerável para que realizasem a sabotagem? E se fosse veneno, alguém teria que morrer para descobrir essa falha dentro do hospital?
A saúde pública no municipio de Vilhena há vários á pauta de matérias negativas pela imprensa estadual, muitas denuncias de falta de estrutura colocaram por várias vezes a administração da unidade de saúde em cheque.
A grave acusação do prefeito deve ser investigada, pois se nao houve sabotagem, ele terá de se explicar à sociedade o motivo de ter colocado em risco a vida de um paciente, e se houve a sabotagem, o prefeito tera de esclarecer como um almoxarifado de um hospital pode ficar tão desprotegido a ponto de trocarem soros novos por embalagens vencidas, e ninguém perceber.
A denúncia, que pode ser encaminhada ao Ministério Público, será mais um triste capitúlo da calamitosa situação da saúde pública dentro do estado de Rondônia. A comunidade aguarda as respostas para enfim saber o que de fato aconteceu no Hospital Regional de Vilhena.