TRÂNSITO - Fiscalização volante apreende muda de plantas

TRÂNSITO - Fiscalização volante apreende muda de plantas

TRÂNSITO -  Fiscalização volante apreende muda de plantas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da Agência Idaron de Porto Velho, realizou no mês de janeiro, 37 horas de fiscalizações em barreiras sanitárias volantes, quantidade considerada satisfatória pela equipe de fiscais (Agrônomos e Veterinários) e assistentes estaduais da Unidade.
Na semana passada, foi realizada uma ação de Fiscalização Volante no Posto Fiscal da Polícia Rodoviária Federal localizada na BR 364, sentido Jacy-Paraná. Esta operação contou com o importante apoio e cooperação dos Policiais Federais Rodoviários. A fiscalização foi realizada pelo engenheiro agrônomo Rodrigo da Silva Guedes e os assistentes estaduais de Fiscalização Agropecuária, Pedro da Silva Lobato e Naiane Paiva Rodrigues.
Durante esta operação, foram apreendidas aproximadamente 500 mudas de planta, nas quais, 230 estavam sendo transportadas em um caminhão boiadeiro e os restantes das mudas estavam sendo transportado em veículo particular tipo camionete.
De acordo com os fiscais da Agência Idaron, os transportadores estavam sem as documentações exigidas em Lei para o transporte de mudas. Após constatada tais irregularidades, o Fiscal da Idaron, responsável pela fiscalização Volante, lavrou o auto de infração, apreensão e destruição das mudas apreendidas.
O engenheiro Agrônomo, Rodrigo da Silva Guedes, faz um alerta para que o transporte de mudas dentro do Estado de Rondônia (trânsito intraestadual) ocorra de forma legal é imprescindível. “Os transportadores devem estar com a nota fiscal, emitido por viveiros registrados no Renasem/MAPA e registrados na Idaron, pois esse é o comprovante legal da aquisição. Para o transporte interestadual faz-se necessário portar o Certificado Fitossanitário de Origem, emitido por viveiros registrados no Renasem/MAPA e, quando for o caso de registrados na Agência Idaron, precisa da Permissão de Trânsito Vegetal e a nota fiscal. Tendo essas documentações, os transportadores não terão nenhum problema para transitar com as mudas”, explica o engenheiro agrônomo da Agência Idaron.
Barreira Volante
É importante ressaltar que no âmbito Estadual, a Defesa Sanitária Animal e Vegetal é exercida dentro do que é delimitado pela Legislação. Neste contexto, a Fiscalização e Controle de Trânsito de animais, vegetais e seus respectivos produtos e subprodutos é realizada pela Agência Idaron através de Barreiras Fixas e Barreiras Sanitárias Volantes. Dessa forma a Agência mantem os Serviços de Vigilância Epidemiológica Animal e Vigilância Fitossanitária.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS