O prefeito Mauro Nazif tomou posse na manhã desta sexta-feira, 18, como presidente da 18ª Junta de Serviço Militar de Porto Velho, em solenidade ocorrida na sede da 31ª Circunscrição do Serviço Militar. Na ocasião, também foi empossado o novo titular da 1ª Delegacia de Serviço Militar da capital. A função passa a ser exercida pelo 1º tenente Wilson Lopes em substituição ao tenente Júlio Ardohaim, que foi transferido para o Rio Grande do Sul.
A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino que completam 18 anos e também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar como, por exemplo, segunda via do certificado de que o cidadão está em dia com o serviço militar, exigido para a emissão de passaporte ou prestar concurso público.
Uma média de 07 mil jovens procuram a Junta Militar de Porto Velho todos os anos para alistamento, sendo que destes, cerca de 750 são alistados. Diariamente são realizados cerca de 400 atendimentos. O período de alistamento vai até 28 de junho. Depois, o jovem passa por um processo de seleção – feito pelo Exército – como entrevistas pessoais e exames médicos. A última fase deste processo é a dispensa por excesso de contingente ou a prestação de serviços no quartel.
Conforme determina a Constituição Federal, é de responsabilidade do município a administração das juntas militares e o prefeito da cidade assume como presidente do órgão. Para o prefeito Mauro Nazif, o Exército Brasileiro presta um relevante trabalho em Rondônia, principalmente em Porto Velho, que é uma área de fronteira.
“Sabemos que o Exército tem um papel fundamental na vigilância das nossas áreas de fronteira, principalmente no que diz respeito ao contrabando e tráfico de drogas. E vamos dar todo o apoio à Junta Militar para que ela possa cumprir o seu papel. Sabemos também da importância do alistamento desses jovens, nesse serviço que é prestado ao país”, disse o prefeito.