A assessoria de comunicação institucional da Base Aérea de Porto Velho, em contato com o corpo redacional do Rondoniaovivo esclareceu alguns pontos envolvendo a denuncia do cidadão David Nogueira, que afirmou ter sido tratado de forma ríspida por um soldado da Aeronáutica Brasileira enquanto caminhava pelo espaço Espaço Alternativo de Porto Velho.
O jornal também foi informado que devido ao inicio do ano, o departamento de comunicação da Base Aérea de Porto Velho, assim como outros setores da mesma instituição militar estão atendendo a sociedade em horário diferenciado, motivo pelo qual a redação do Rondoniaovivo não conseguiu contato com a Base Aérea que sempre se mostrou solicita à esse veiculo de comunicação.
Confira nota oficial de esclarecimento da Base Aérea de Porto Velho:
O trecho da Av Lauro Sodré próximo à Base Aérea de Porto Velho (BAPV) não faz parte do ESPAÇO ALTERNATIVO. Contudo, a BAPV não se opõe a sua utilização por ciclistas e pedestres, a despeito da nossa preocupação quanto a segurança dos usuários, especialmente no período noturno, uma vez que o tráfego de veículos no local não sofre interrupções.
A aproximadamente 70 metros do Portão da Guarda da Unidade, existe um retorno largamente utilizado pelas centenas de praticantes de atividades desportivas que utilizam aquela via. Após este ponto, existe um último ponto de retorno, ao término do canteiro central, a aproximadamente 10 metros da entrada da BAPV. Entre esses dois pontos, são colocadas barreiras físicas e placas de orientação para os veículos que se destinam à unidade. De fato, não existem orientações para os desportistas, por não se tratar de via dedicada a essa atividade. Contudo, a esmagadora maioria dos usuários entende que o trecho após as barreiras físicas não deve ser utilizado, realizando suas atividades sem qualquer contratempo.
As sentinelas são submetidas a intenso treinamento sobre protocolos de segurança, técnicas de abordagem e utilização do armamento. Os militares são orientados a serem educados e assertivos, não cabendo a eles explicar os procedimentos adotados. Eventuais falhas são prontamente apuradas e ensejam revisão de procedimentos e reuniões de reciclagem com todos os militares envolvidos nessa atividade.
Todo cidadão ou instituição que desejar obter qualquer informação, registrar reclamações ou apresentar sugestões, poderá contatar a BAPV através dos seguintes telefones (69) 3211-9712 / (69) 8405-9315.
Respeitosamente,
Comunicação Social - Base Aérea de Porto Velho