Mais da metade das obras do entorno da igreja de Santo Antônio, que está recebendo um novo projeto urbanístico e paisagístico, estão concluídas. Neste ano, quando será comemorado o centenário da capela, os moradores de Porto Velho e turistas poderão desfrutar de um local ainda mais atrativo, com a construção de locais que estimulam o comércio e divulgação da cultura no local.
As obras são feitas pela Santo Antônio Energia, empresa responsável pela instalação e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, como parte do processo de licenciamento ambiental da usina. O projeto foi aprovado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que é o órgão responsável pela preservação do patrimônio cultural no país.
Já foram concluídos os estacionamentos para carros e ônibus, com 90 e 14 vagas, respectivamente. As obras dos cinco quiosques que compõem o Centro de Memória dos Povos Indígenas e da oca estilizada já estão 70% prontas. No local haverá calçamento, pavimentação, paisagismo, acessibilidade aos visitantes com necessidades especiais e drenagem da água das chuvas. Também serão instalados bancos, lixeiras, sinalização, iluminação pública, café, lanchonete, loja de conveniência e área de exposições.
O trânsito de veículos no local está impedido durante as obras, mas as atividades na igreja acontecem normalmente, todas as semanas. O investimento total da Santo Antônio Energia nessa área é de R$ 3,5 milhões e as obras serão concluídas em abril de 2013. “Estamos revitalizando um pedaço da história de Porto Velho, reforçando nosso compromisso permanente que é participar e incentivar da recuperação do patrimônio histórico local. Vamos ficar aqui por mais 35 anos e queremos contribuir com a história de Porto Velho e região“, ressalta o coordenador de sustentabilidade da concessionária, Alexandre Queiroz.
Ao final da obra, o local será entregue para o município de Porto Velho que irá fazer a gestão do espaço e será responsável por sua utilização.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.