A Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e a Prefeitura de Porto Velho inauguraram nesta quarta-feira, 21, a Escola Municipal de Educação Infantil Encantos de Mutum, em Nova Mutum Paraná. A nova unidade de ensino, que custou R$ 1.095.289,98, foi construída com recursos de compensação social da Usina Hidrelétrica Jirau.
Com um espaço em torno de 1.200 m², o prédio dispõe de seis salas de aula, sala de professores, banheiros, cozinha, refeitório, pátio, direção, coordenação, secretaria, sala de leitura, brinquedoteca, depósito de material de limpeza, depósito de material pedagógico, sistema de tratamento de esgoto, drenagem pluvial, instalações elétricas, hidro-sanitárias e de combate a incêndio, além de paisagismo.
No momento 84 crianças estudam na unidade, mas há vagas para 250, com idade entre três e cinco anos. As atividades escolares foram iniciadas no dia 3 de agosto, devido contratação de professores e demais profissionais pela ESBR, cujo acordo vai até o mês de dezembro. A partir do próximo ano letivo, a Prefeitura assumirá a administração.
Na solenidade de inauguração, o diretor de Operação & Manutenção da ESBR, Isac Teixeira, disse que a empresa se preocupa com a qualidade da educação e com o desenvolvimento da região em que ela está inserida. Um total de R$ 91,7 milhões, em compensações sociais, foram investidos em Porto Velho, através de convênios com o Município, sendo 21,5 milhões na área da Educação. E destes, 10,1 milhões, exclusivamente para a educação de Jaci e Nova Mutum Paraná.
Nessas duas localidades, além da escola infantil, outros 11 itens se tornaram possíveis com o investimento das compensações de Jirau. Entre eles, uma outra unidade de Educação Infantil em Jaci Paraná, que deverá ser inaugurada na próxima semana, ações de combate à exploração sexual infantil, equipamentos e veículos para aparelhar o setor, entre outros.
Em toda a área de influência do empreendimento, entre os investimentos da ESBR destacam-se a construção do novo prédio da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, em Nova Mutum Paraná, entregue em maio de 2010; a reconstrução da Escola Municipal Boa Esperança, no Ramal PA São Francisco, entregue em julho de 2012; construção de novo prédio da Escola Municipal Olímpia Salvatore, na Comunidade Jirau, entregue em julho de 2012; ampliação da Escola Valdeci Teixeira, no Ramal 31 de Março, entregue em julho de 2012; entre outras.
“Temos que pensar que parte dessas crianças é que vai cuidar da operação da Usina Jirau no futuro. Precisamos garantir que tenham uma educação de qualidade”, destacou o diretor da ESBR, Isac Teixeira.
O prefeito Roberto Sobrinho enfatizou que a ESBR tem ajudado a Prefeitura a ampliar consideravelmente suas ações. “Estamos realizando um conjunto de investimentos como nunca se viu antes na história da administração de Porto Velho. Em oito anos, nós mais que dobramos a quantidade de salas de aula no Município. Construímos mais de 500 novas salas”, assinala Sobrinho. “De fato, Porto Velho mudou muito com a chegada das usinas. Mas mudou para melhor”, completa.
Também participaram da solenidade de inauguração os secretários municipais Fátima Ferreira (Educação) e Pedro Béber (Projetos Especiais); o vereador Jurandir Bengala; a administradora de Nova Mutum Paraná, Rosilene Prestes; a diretora da Escola Infantil Encantos de Mutum, Brena Carla Soares e o diretor da Escola Nossa Senhora de Nazaré, Francisco Lima.