Prefeitura vistoria Palácio Rio Madeira

Prefeitura vistoria Palácio Rio Madeira

Prefeitura vistoria Palácio Rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho iniciou na terça-feira, 30, a vistoria nas três torres do Complexo Rio Madeira, o centro político administrativo do Governo do Estado, o palácio Rio Madeira, atendendo uma recomendação do Ministério Público. A previsão da secretaria municipal da Fazenda é que a inspeção seja concluída na próxima segunda-feira, 05, com a expedição de um laudo técnico.
A recomendação, feita pelo promotor de Justiça Aluildo de Oliveira Leite, da 6ª Promotoria (Habitação, Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico), foi em razão de denúncias feitas ao MPE, dando conta de que a ocupação de dois andares do prédio teria sido de forma irregular.
Por causa da denúncia, o Ministério Público emitiu também uma recomendação ao Governo do Estado, para que a ocupação fosse suspensa e o prédio desocupado até serem sanadas as irregularidades indicadas. A secretária Ana Cristina Cordeira, da Semfaz, explicou a finalidade da vistoria. “O objetivo principal é a elaboração de um relatório técnico apontando se a obra é segura, e atenda todas as exigências necessárias para receber o Habite-se da prefeitura”, disse.
A secretária lembrou que a obra do Palácio Rio Madeira que compreende cinco torres, três já concluídas e duas em fase de conclusão, que a licença para construção expedida pelo município no ano passado, venceu no último dia 07 de outubro, mas em uma reunião ocorrida na última segunda-feira, na Semfaz, ficou acertado que o Estado entrará com um pedido de renovação da licença para poder concluir a obra e também a solicitação do Habite-se para que o prédio comece a ser ocupado.
Ana Cristina lembrou ainda que, em 2010, o governo apresentou o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), que após a análise da secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), foi emitido relatório que pontuou algumas medidas que deveriam ser tomadas para diminuir o impacto no trânsito no entorno do empreendimento. “Esse é o momento oportuno de se fazer a revisão do documento, e verificar o que o governo já cumpriu e o que ainda não foi feito, para que sejam discutidos novos prazos, caso seja necessário. E a tendência é que a prefeitura, em conjunto com o Ministério Público, elabore um Termo de Ajustamento de Conduta para viabilizar um Habite-se parcial, pelo menos das três torres que estão prontas, enquanto o governo concluiu as outras duas”, afirmou a secretária.
O Habite-se é um documento expedido pela prefeitura que autoriza o início da utilização efetiva de construções ou edificações destinadas à habitação. É o documento que comprova que um empreendimento ou imóvel foi construído seguindo-se as exigências (legislação local, especialmente o Código de Obras do Município) estabelecidas pela prefeitura para a aprovação de projetos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS