Bonecas produzidas por apenadas são expostas na Casa de Cultura Ivan Marrocos

Bonecas produzidas por apenadas são expostas na Casa de Cultura Ivan Marrocos

Bonecas produzidas por apenadas são expostas na Casa de Cultura Ivan Marrocos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Começou nesta segunda-feira (8), na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho, a exposição de bonecas produzidas dentro da Penitenciária Estadual Feminina (Penfem), através do projeto “Mãos que Recriam pela Arte”. A abertura da exposição contou com a presença de 15 reeducandas, alunas do curso ministrado pela Cooperativa Açaí em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
 Segundo a instrutora da Cooperativa Açaí, Arlete Cortez, a intenção da exposição, além de mostrar o trabalho de capacitação e incentivo às apenadas realizado na unidade prisional, também é angariar fundos para a continuidade do projeto. “A Sejus dispõe de máquinas, servidores para acompanhar as apenadas até a sala de aula e espaço físico, e nós entramos com a instrução e o material para o serviço, e por isso ficaremos com a exposição até o Dia das Crianças, com aproximadamente 100 bonecas à venda”, disse. A exposição intitulada “Bonecas que contam histórias” vai até sexta-feira (12), aberta ao público das 8h às 17h.
A oficina de bonecas dentro da unidade foi inaugurada no final do mês de julho, com início do curso em agosto. São três meses de capacitação, entre o curso de corte e costura paralelo à produção de bonecas. Arlete Cortez afirma que 20% das vendas serão destinados às alunas e o restante suprirá os gastos já aplicados no curso, além de servir para aquisição de mais material.
Representando a Sejus, a Assistente Social do Sistema Penitenciário, Iza Celesti agradeceu a participação dos parceiros e parabenizou às reeducandas em nome do secretário Fernando Oliveira. “Nós esperamos que a partir desse caminho vocês façam a diferença e busquem a mudança para a vida de vocês, e nunca mais precisem voltar para o sistema”. Também estavam presentes representando a secretaria a psicóloga da unidade, Érika Oliveira Chaquian, e a diretora da Penfem, Conceição Mourão. Emocionada, a presidente da Cooperativa Açaí, Antônia Chaquian, relatou a importância do curso: “Através desse trabalho, nós percebemos que podemos mudar vidas, e ajudar essas moças a descobrirem que a vida pode ser diferente”, finalizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS