ARIQUEMES - MP recomenda estruturação de serviços relacionados ao pré-natal

ARIQUEMES - MP recomenda estruturação de serviços relacionados ao pré-natal

ARIQUEMES  - MP recomenda estruturação de serviços relacionados ao pré-natal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, está recomendando aos secretários municiais de Saúde de Alto Paraíso, Cujubim, Monte Negro, Cacaulândia, Rio Crespo e Ariquemes que estruturem a rede de serviços relacionados ao pré-natal, parto, puerpério e recém-nascido, de acordo com Portaria do Ministério da Saúde.
A recomendação foi expedida pela Promotora de Justiça Priscila Matzenbacher Tibes Machado em razão de notícia recebida pelo MP de que o acompanhamento nas últimas semanas de gestação não tem sido realizado de forma adequada e precisa ser intensificado. Também foi relatado que aproximadamente 76% das mortes dos recém-nascidos e 90% das mortes maternas decorrem de causas evitáveis, em sua maioria relacionada à falta de atenção adequada à mulher durante a gestão, no parto e também ao feto e ao bebê.
Na recomendação, composta por mais de 20 itens, a Promotora de Justiça estabelece 30 dias para que as autoridades informem o Ministério Público acerca das providências adotadas em cumprimento à orientação.
Por meio do documento, a integrante do MP recomenda, entre outros pontos, que seja feita captação precoce das gestantes, com realização da primeira consulta pré-natal até 120 dias de gestação, procedendo-se ao necessário cadastramento e alimentação regular do Sispretantal, (Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento), devendo os agentes comunitários de saúde e as equipes de saúde da família realizar buscas ativas permanentes dessa população gestante.
No mínimo, deverão ser feitas seis consultas pré-natal, sendo preferencialmente uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre de gestação. Também deverá ser feito estímulo ao parto normal e resgate do parto como ato fisiológico.
A recomendação orienta ainda a oferta de exames laboratoriais obrigatórios, cujos resultados devem ser disponibilizados em tempo hábil para permitir a adoção eficaz de procedimentos/tratamentos necessários.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS