A administração de materiais tem sido um dos principais diferenciais entre as boas e as péssimas gestões. Pensando nisso o Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL/RO) realizou nos dias 10 e 11 de agosto, no salão de convenções da FIERO, o curso Gestão de compras, almoxarifado e patrimônio, ministrado pelo doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro, José Carlos, objetivou proporcionar as ferramentas necessárias para uma gestão de materiais eficiente, econômica e eficaz.
Sobre a importância do curso, José Carlos falou que “a importância está na visão holística e prática sistêmica para uma gestão eficaz, eficiente, efetiva e econômica dos recursos organizacionais, patrimoniais e orçamentários da organização”, afirmou.
Durante o treinamento o facilitador utilizou dinâmicas de trabalho em grupo - mapa conceitual; estudo dirigido “agrupando os alunos com ora aqueles em funções correlatas, ora aqueles em funções que interagem diretamente e ora aqueles em funções que interagem indiretamente”, explicou.
O ministrante fez questão de destacar a iniciativa do IEL Rondônia ao visibilizar o curso em Porto Velho. “À parte o interesse particular, julgo de alta relevância, pois, no caso, os funcionários (servidores) de um órgão público não são preparados para o exercício das funções que vão desempenhar. E não é por falta de inciativa do servidor. a instituição pública, na maioria dos casos, não disponibiliza tempo e incentivos à capacitação de seus quadros. Esquecem que no concurso público a pessoa não recebe treinamento específico para o cargo que vai desempenhar”.
Ele também ressaltou a importância para a iniciativa privada. “Muitas empresas não sabem negociar com o estado. Entretanto, o que se vê, não somente no Brasil, é que está surgindo um novo mercado no sistema de mercado: o mercado de produtos públicos (bens/ serviços/ resíduos sólidos). Que tal uma turma, envolvendo setor público (união/estado/município) e setor privado! Penso ser uma inciativa pioneira”.
José Carlos finalizou manifestando sua admiração pela proatividade dos integrantes da turma. “Como me considero um idealista fico emocionado em ver o envolvimento e a participação de todos nos trabalhos realizados. Gente nova trocando ideias com os mais experientes. Estes, ouvindo com atenção as ideias dos mais jovens. Gentileza e cordialidade foram constantes. foi muito bacana! Parabéns à turma”.