TJ passa a funcionar em dois expedientes

TJ passa a funcionar em dois expedientes

TJ passa a funcionar em dois expedientes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia aprovou, em sessão na manhã desta segunda-feira, mudança no expediente forense e no horário de atendimento ao público. Por maioria dos 15 desembargadores presentes em plenário, foi aprovado o retorno do horário de atendimento ao público na Justiça de Rondônia, voltando ao que era antes da implantação do turno corrido de 7 horas, que está em vigor atualmente.
Com a mudança, a partir de 1º de novembro, as varas, cartórios e outras repartições do Poder Judiciário de Rondônia passa a funcionar no horário das 7 às 13 horas, retornando as atividades das 16 às 18 horas.
 A volta do horário corrido de 7 às 13 horas vem ao encontro das reivindicações dos trabalhadores da Justiça, que estavam se sentindo prejudicado com o horário corrido de sete horas (7 às 14 horas), sem aumento na remuneração. A insatisfação dos trabalhadores da Justiça havia ficado clara nas reuniões que a seccional Rondônia da OAB realizou com os representantes do Sinjur e dos servidores.
Ao se comunicar com os presidentes de subseções e com alguns advogados sobre o fim do horário das 7 às 14h, o presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, ouviu várias considerações e manifestações a favor do novo horário. Hélio já havia percorrido a maioria das subseções acompanhado pelo atual presidente do TJ, desembargador Roosevelt Queiroz, que ouviu pessoalmente as críticas tanto dos servidores do Judiciário, quanto dos advogados.
Para o presidente da Subseção da OAB em cerejeiras, advogado Fernando Milani, com o horário das 7 as 13 horas, retornado no período da tarde  todos saem ganhando: o trabalhador da Justiça, que pode se programar melhor para levar o filho na escola ou para fazer a refeição com a família. Já para os advogados, sobretudo os que militam nas Comarcas do interior, também facilita o atendimento às demandas de sua clientela, muitas vezes, pessoas simples que percorrem longas distâncias em estradas de terra em busca de Justiça.
O advogado Tony Pablo de Castro Chaves, presidente da Subseção de Cacoal, com mais de 200 advogados, explica que é papel do Tribunal de Justiça estabelecer horário que não prejudique os trabalhadores nem impeça o acesso do cidadão à Justiça. “Essa busca que o cidadão faz por justiça normalmente se dá através de um advogado e é por isso que nossa categoria manifesta total interesse nessa questão”, observa.
Já o presidente da subseção da OAB em Ariquemes, advogado Alex Sarkis, assegura que, com o novo horário, todos ganham, servidores advogados e a prestação jurisdicional. A mesma opinião é compartilhada pelo presidente da subseção da OAB em Jaru, advogado Mario Roberto de Souza, para quem, é importante que, tanto o Tribunal de Justiça, quanto a advocacia devem continuar trabalhando para encontrar a melhor forma de atendera a cidadania com a melhor prestação de serviço da Justiça.
Presidindo uma das maiores subseções da OAB em área territorial e abrangência de Comarcas, o advogado Rony Ton Zanotelli, afirma que a mudança no expediente do TJ poderá representar melhorar no atendimento ao público. “Ainda temos problemas sérios em algumas comarcas e penso que essa medida pode trazer algum benefício ao jurisdicionado, mas não podemos esquecer da necessidade de contratação de mais servidores”, acentua.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS