Reuniões e eventos marcam visita de comitiva de Jinan a Porto Velho

Reuniões e eventos marcam visita de comitiva de Jinan a Porto Velho

Reuniões e eventos marcam visita de comitiva de Jinan a Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de assistirem a apresentação da Corte da Quadrilha Rádio Farol no Teatro Banzeiros, a comitiva chinesa foi convidada à desfrutar de um jantar regional durante o qual houve troca de presentes entre os visitantes e anfitriões. O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho e o secretário chefe da Casa Civil Juscelino do Amaral foram agraciados com artesanato chinês. E em retribuição os chineses foram presenteados com artesanato local. Baú também presenteou os convidados com o livro “A Saga de Uma Jovem Indústria”, obra lançada em  comemoração aos 25 anos do Sistema FIERO em Rondônia.
Em seguida, o líder empresarial disse que Porto Velho está de portas para a realização de negócios entre as duas cidades. “Convidamos os empresários de Jinan para estabelecer parcerias e fazer acordos comerciais, para virem à Rondônia. Entendemos que Jinan, pode ser a porta de acesso, dos nossos empresários, ao mercado chinês, que é o grande parceiro do Brasil atualmente”. Continuou Baú, “Precisamos de culturas e costumes diferentes, para que possamos aprender e avançar como seres humanos e sociedade civil”.
O prefeito Sobrinho lembrou que o Acordo de Cooperação Mútua, assinado entre Porto Velho e Jinan, abriu um conjunto de possibilidades nos setores cultural, educacional e empresarial. “A vinda dos representantes de Jinan demonstra que há um interesse em conhecer as possibilidades e as potencialidades do nosso município, criando a perspectiva de estreitarmos os laços entre Rondônia e China”.
Durante a solenidade, a Reitora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, entregou uma carta a diretora de Finanças de Jinan, Luo Rong, convidando os estudantes e a população da cidade, para conhecer a Universidade e seus projetos.
Na sexta-feira, 20, os representantes de Jinan estiveram na Federação das Indústrias para assistiram uma palestra sobre as potencialidades de Rondônia. O presidente Denis Baú falou sobre o agronegócio, os produtos que o estado produz e a perspectiva de crescimento da exportação. Os chineses ficaram muito interessados na parceria comercial entre as duas cidades.
O diretor do Comitê de Jinan, disse que é possível trazer indústria de grande porte para Porto Velho. “Antes, porém, é preciso que haja investimentos em logística. Queremos colaborar com nossa cidade irmã, mas precisamos de condições favoráveis para isso. Mas enquanto isso traremos indústrias de pequeno e médio porte, para industrializar a matéria prima produzida aqui, agregando valor ao produto e gerando emprego e renda”.
Ainda pela manhã, a comitiva chinesa, juntamente com representantes da FIERO e da prefeitura municipal de Porto Velho, estiveram em visita a Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Durante o percurso, o Relações Públicas da Construtora Norberto Odebrecht acompanhou a comitiva, explicando como a usina foi projetada, de que forma se dá o seu funcionamento e sobre sua finalização.
Baú agradeceu a comitiva pela visita a Porto Velho e ao Sistema FIERO. “Quero reforçar a nossa disposição de cada vez mais caminharmos juntos e que a Federação das Indústrias, seja a representante de Jinan aqui no Estado”.
A visita terminou com um almoço à base de mandioca e picanha e que foi muito elogiado pelos chineses. Ficou acertado que haverá outras visitas entre as duas cidades, para concretizarem a instalação de indústrias em Rondônia.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS