A iniciativa visa capacitar docentes das disciplinas e Língua Portuguesa e Matemática que desenvolverão acompanhamento pedagógico com os alunos do SENAI matriculados no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Durante o acompanhamento os alunos terão a oportunidade de qualificação profissional e ingresso no mercado de trabalho. O trabalho dos docentes está pautado em formar um aluno mais autônomo e proativo, cujas características são essenciais no mercado de trabalho atual.
A capacitação foi ministrada pelo professor de Matemática Maurício Veiga da Silva, anteriormente capacitado pelo Departamento Nacional – DN, em Manaus, após a apresentação da metodologia baseada na resolução de problemas com a execução de oficinas, a aprovação dos professores participantes foi unânime, com relatos de ótimas expectativas para a realização dos trabalhos.
A diretora do SESI-Vilhena, Alessandra C. S. M. Dias, está otimista com relação às atividades didático-pedagógicas de intervenção. “Acreditamos no trabalho realizado em parceria com o SENAI para contribuir com a proposta do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, que visa o Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, cujo objetivo principal é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira”, afirmou.
Na oportunidade, a líder Indiaar A. Peretto Nicolodi participou de uma das oficinas, confirmando na prática a dinâmica da metodologia apresentada. A líder finalizou a formação agradecendo a participação de todos e enfocando a constante necessidade de inovações das praticas pedagógicas.