A Academia Guajaramirense de Letras (AGL) instituiu a Comenda do Mérito Acadêmico “José de Melo e Silva” para homenagear pessoas que lutam (ou lutaram) pelo desenvolvimento social e cultural de Guajará Mirim.
José de Melo e Silva foi magistrado federal em Rondônia e é o autor da música do Hino de Rondônia. É o primeiro reconhecimento que recebe.
O Presidente da AGL, Paulo Saldanha, disse que o mérito acadêmico, ao ser criado, já homenageia José de Melo e Silva, que também foi o responsável pela instituição da primeira banda de música em Guajará-Mirim. “O objetivo da Academia é difundir a literatura e incentivar a cultura regional. A comenda será um dos instrumentos deste objetivo", explicou Paulo Saldanha.
Criada em 2009 e considerada entidade de Utilidade Pública, a AGL desenvolveu várias atividades em 2012. Em março ocorreu a posse de novos acadêmicos durante um sarau com artistas, músicos e intérpretes musicais enaltecendo a música popular brasileira e estrangeira. Em abril, houve a Celebração dos 100 anos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, com palestras, apresentações musicais e o lançamento da inédita canção “A Ferrovia de Deus”, uma criação do Acadêmico Tani Melhem. No mês de maio foi realizado o II Encontro Cultural
Da Fronteira Brasil/Bolívia, numa parceria com a ACLER, com o tema “A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a colonização da fronteira brasileira/boliviana” e, em julho acontecerá uma tarde de autógrafos com escritores rondonienses, muita música, e mostra da culinária regional.