Ministra dos direitos humanos atende pedidos de soldados da borracha de Rondônia no Distrito Federal

Ministra dos direitos humanos atende pedidos de soldados da borracha de Rondônia no Distrito Federal

Ministra dos direitos humanos atende pedidos de soldados da borracha de Rondônia no Distrito Federal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após muita luta do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia em tentar marcar uma Audiência com os Direitos Humanos no DF, a ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos Maria do Rosário participa de reunião agendada, que foi articulada através o deputado Mauro Nazif, e encaminha pedidos importantes feitos pelo sindicato à categoria de toda a Região Norte. Participaram também da reunião o Ouvidor Nacional da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República o senhor Bruno Renato Teixeira, o próprio deputado Nazif/PSB, George Telles ( Carioca) e o advogado do sindicato dos Soldados da Borracha o Sr. Antônio Augusto.
A reunião que foi iniciada às 15:00 horas do dia 27 de junho, horário de Brasília, durou aproximadamente uma hora, os participantes que representavam a categoria dos Soldados da Borracha discutiram e trataram sob diversos assuntos. Discutiram sobre a situação de miserabilidade pela qual atravessa uma parcela significativa dos ex-soldados da borracha, inclusive o desrespeito aos Direitos Humanos cometidos a eles nos antigos seringais na época da Segunda Guerra, relataram sobre as milhares de perdas humanas ocorridas com muitos seringueiros que não tiveram a proteção devida, tudo à revelia do estado brasileiro; discutiram também sobre a agilização ou transformação em Medida Provisória da Proposta de Emenda Constitucional 556/2002 que tramita no congresso nacional há dez anos, que prevê em seu texto a equiparação salarial aos soldados da borracha, ao mesmo nível salarial dos ex-combatentes, com pensão e aposentadoria especial.
A luta pela implementação da PEC/556 é em razão da justa e honesta grande contribuição que os seringueiros dispensaram ao nosso país, e por terem sido recrutados, treinados, selecionados e alistados em regime de alistamento especial a cargo do exército e estado brasileiro no esforço de guerra nos anos 40. O que também foi acordado na importante reunião, foi a cobrança para que o governo brasileiro possa garantir via Medida Provisória o até por decreto, a garantia do atendimento médico e hospitalar à classe, nas redes de hospitais militares do Brasil.
 Em várias intervenções feitas enquanto durou a audiência, o deputado federal Mauro Nazif lembrou sobre a pensão natalina que foi vetada pela presidenta Dilma Rousseff, proposta construída de um projeto de própria autoria do deputado, conhecida como décimo terceiro dos soldados da borracha.
Depois de um relatório de denúncias feitas à ministra, contando atrocidades que foram cometidas aos seringueiros e a forma como foram esquecidos pelos governos que passaram, a ministra demonstrando estar emocionada e sensível, se prontificou em tomar providências e responsabilizou-se propriamente em encaminhar todas as reivindicações e pedidos à Presidenta da República e garantiu a inclusão como pedido seu do décimo terceiro à categoria ainda esse ano.
Assim para os representantes da categoria as impressões que ficaram, foram que com mais essa reunião das muitas que foram realizadas em Brasília, o sindicato e a classe deram mais um passo em busca da emancipação dos direitos que estão buscando, agora a ministra de uma secretaria estratégica conheceu de perto as reivindicações e a história dos importantes personagens que participaram do esforço de guerra brasileiro, o próximo passo se depender do sindicato, será a realização de uma Audiência com a Presidenta Dilma Rousseff.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS