Fonoaudióloga da São Lucas discute os direitos da pessoa com deficiência

Fonoaudióloga da São Lucas discute os direitos da pessoa com deficiência

Fonoaudióloga da São Lucas discute os direitos da pessoa com deficiência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O curso de Fonoaudióloga da Faculdade São Lucas vem participando de reuniões e eventos realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organizados pela Prefeitura de Porto Velho. Nos dias 14 e 15 deste mês, representado pela fonoaudióloga Lidiane Tavares P. Batista, o curso de Fonoaudióloga participou da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o tema “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas Perspectivas e Desafios”.
O propósito da Conferência foi o de promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade, com o objetivo de discutir as novas perspectivas e desafios na implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência em vários eixos orientadores, dentre os quais “Educação, Esporte, Trabalho e reabilitação Profissional”, “Acessibilidade, Comunicação, Transporte e Moradia”, “Saúde, Prevenção, Reabilitação, Órteses e Próteses” e “Segurança, Acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Social adequada”.
A fonoaudióloga Lidiane Tavares foi convidada pela organização da Conferência para refletir um pouco sobre prevenção, reabilitação e próteses (eixo 3) com pais de pessoas com deficiência, assistentes sociais, psicólogos, advogados e acadêmicos de direito, e membros de algumas associações, assim como funcionários da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde.
A discussão envolveu questionamentos quanto aos projetos desenvolvidos pela Clínica de Fonoaudióloga da Faculdade São Lucas, não só na área de saúde como na educação, tendo em vista que a pessoa com deficiência e familiar/cuidador necessitam de orientações quanto às suas dificuldades e direitos relacionados aos diagnósticos, protetização e reabilitação. Lidiane Tavares relatou também a importância da inserção do profissional fonoaudiólogo em equipes multiprofissionais, enfatizando a atenção primária à saúde (prevenção) e detecção precoce de deficiências relacionadas à saúde comunicativa.
Segundo o público presente, a maioria desconhecia o papel do fonoaudiólogo nas diversas áreas apresentadas, o que causou revolta e ao mesmo tempo interesse em inserir o profissional fonoaudiólogo nas políticas públicas em questão. O grupo responsável pelo eixo 3, o qual a fonoaudióloga estava inserida, elaborou propostas para equipar as UBS (Unidades Básicas de Saúde) com contratação e capacitação de equipe multiprofissional para atendimento especializado à pessoa com deficiência no âmbito da prevenção, principalmente o fonoaudiólogo, alem de implantar Centros de Reabilitação Integral de Atendimento a Pessoa com Deficiência e proporcionar capacitação para cuidador/familiar/comunidade para exercer atenção à pessoa com deficiência.
 A aprovação das propostas foi unânime, destacando assim a importância da inserção do profissional fonoaudiólogo em equipe multiprofissional no município e estado de Rondônia.
Por meio dessas ações, a Fonoaudiologia está sendo disseminada na população local, sensibilizando a importância do profissional fonoaudiólogo inserido na saúde, educação e atenção à pessoa com deficiência. Lidiane Tavares afirma que o fonoaudiólogo inserido também nas escolas terá como objetivos capacitar e orientar a equipe pedagógica quanto a detecção de problemas relacionados a aquisição e desenvolvimento dos aspectos da saúde comunicativa dos alunos, seja com deficiência ou não, alem de promover palestras e oficinas para pais/cuidadores quanto ao desenvolvimento da pessoa com deficiencia, incluindo a promoção da melhoria do processo ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência e identificar as situações que possam dificultar o sucesso escolar.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS