Por orientação do Governo Federal, a prefeitura de Porto Velho prorrogou mais uma vez as inscrições para o Projovem Urbano 2012. O programa contempla jovens e adultos com idade entre 18 e 29 anos, que ainda não concluíram o ensino fundamental – do 1° ao 9° ano. Além do ensino regular, os alunos são inseridos em programa de qualificação profissional, que visa prepará-los para o mercado de trabalho e garantir renda até que concluam o ensino superior.
A coordenadora do Projovem na Capital, Salete Bergamashi, disse que as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 15 de agosto. O adiamento, segundo ela, é para permitir o acesso à educação daqueles que por algum motivo não tiveram condições de efetivar a matrícula em tempo hábil. Este ano, para o município, foram disponibilizadas 450 vagas. Além de receberem uniformes e materiais didáticos de graça, cada aluno ganha uma bolsa do Ministério da Educação (MEC) no valor de R$ 100,00 através da Caixa Econômica Federal.
Interessados em participar do Projovem Urbano poderão procurar a escola mais próxima para fazer as matrículas, num total de seis na Capital – Colégio Padrão, Av. Amazonas, bairro Cuniã; João Ribeiro Soares, Rua Andrea, bairro Igarapé; Vôo da Juriti, Rua Antônio Fraga, 2833, bairro JK; Tucumã, Rua Camomila com Abóbora, no Cohab Floresta II; Saul Bennesby, à Rua do Algodoeiro, 3130, bairro Eletronorte e na Escola Maria Isaura, Rua Jardim, 3418, bairro Costa e Silva. “Nesses locais, as matrículas serão realizadas pela manhã e à tarde”, explicou Salete Bergamashi. Quem preferir, poderá se matricular na secretaria municipal de Educação (Semed), à Rua Aparício de Morais, nº 3619 – Setor Industrial.
As aulas serão realizadas nos mesmos estabelecimentos de ensino, das 19 às 22h30min, em data a ser divulgada pelo MEC. Para receber a bolsa em dinheiro, é necessário que o aluno frequente pelo menos 75% das aulas do ensino regular. Já os cursos profissionalizantes terão 200 horas/aulas cada e serão realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Os cursos oferecidos são nas áreas de saúde, telemática e gráfica. “Uma vez por semana, eles irão para o SENAC aprender a profissão que escolherem”, observou. Já o estudo regular tem duração de 18 meses.
Documentos necessários para fazer a matricula
Cópia e original da carteira de identidade;
Cópia e original do CPF;
Cópia e original de comprovante de residência;
Cópia e original do histórico ou comprovante de escolaridade.