Em parceria com Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) dará a 601 apenados do sistema prisional em Porto Velho a oportunidade de adquirir os certificados de níveis fundamental e médio através dos Exames Gerais da Educação para Jovens e Adultos (EJA), que serão aplicados a partir do dia 25 até o dia 28. O objetivo do Governo da Cooperação, através da Sejus, é preparar os reeducandos para a reinserção social através da educação.
O Setor de Treinamento e Ensino ao Apenado (STEA) da Sejus é o responsável por reunir documentos pessoais e inscrições dos 601 reeducandos interessados em fazer os provões este ano. A parceria com a Seduc disponibiliza o colégio estadual de Educação para Jovens e Adultos Padre Moretti, instituição credenciada para a elaboração das provas e certificação de aprovados.
O secretário de Justiça Fernando Oliveira tem prezado pela capacitação e educação dos apenados como forma de ressocialização e reinserção social, e para isso, a Sejus tem dado todos os subsídios necessários para que o trabalho seja desenvolvido conforme o governador Confúcio Moura almeja que o sistema prisional do Estado seja tratado.
“E é assim que nós vamos conseguir mudar a forma como o sistema foi tratado durante tanto tempo. A meta do governo é mudar a forma ultrapassada de se trabalhar com os apenados, oferecendo agora capacitação e educação que podem mudar a vida do indivíduo após o cumprimento da pena”, enfatizou o secretário.
Segundo Marta Bezerra Santiago Gomes, técnica do STEA da Sejus, a parceria permite o trabalho conjunto das duas secretarias, sendo utilizados profissionais da Seduc e da Sejus nos dias de aplicação dos provões. As unidades que receberão as equipes serão: Penitenciária Ênio Pinheiro, Penitenciária Edvan Mariano Rosendo, Casa de Detenção Dr. José Mário Alves, Penitenciária Estadual Feminina, Centro de Ressocialização Vale do Guaporé e Presídio Provisório Feminino. As provas serão aplicadas nos quatro dias das 14h às 17h30.