O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Oeste, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regular a cavalgada da Exposição Agropecuária de Alto Alegre dos Parecis. O TAC foi proposto pelo Promotor de Justiça Fábio Rodrigo Casaril e a grande inovação quanto ao acordo foi a inclusão de cláusula que proíbe a participação de trios elétricos, blocos e quaisquer tipos de veículos automotores no evento.
Em reunião realizada na quarta-feira, dia 13 de junho, o Promotor de Justiça expôs aos organizadores do evento os grandes transtornos gerados pela participação de veículos automotores nas cavalgadas, ilustrando com dados estatísticos da última exposição realizada naquele município. O prejuízo é maior ainda para crianças e adolescentes que participam do evento, consumindo bebidas alcoólicas, sem que a polícia consiga fiscalizar eficientemente o evento, dada a sua extensão. Nessa linha, os participantes concordaram em não permitir a participação desse tipo de veículos no evento.
“As cavalgadas realizadas em nosso estado foram desvirtuadas e se transformaram em verdadeiros “carnavais fora de época”. Em Alto Alegre dos Parecis, a partir da celebração desse TAC, o evento voltará a sua essência”, disse o Promotor ao fim da reunião.