Emoção marca homenagens com entrega de títulos na Assembleia Legislativa

Emoção marca homenagens com entrega de títulos na Assembleia Legislativa

Emoção marca homenagens com entrega de títulos na Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Discursos emocionados e emocionantes marcaram nesta quinta-feira (14) a sessão solene da Assembleia Legislativa que serviu para homenagear com o título de cidadão do Estado de Rondônia a Antônio Calixto da Silva e Valdemar Camata, bem como com o título de honra ao mérito a Antônio Francelino dos Santos, Anísio Gorayeb Filho, Júlio César Rios Junior e Luiz Carlos de Almeida Hora. A proposição, aprovada por unanimidade dos parlamentares, foi proposta pelo deputado Jesualdo Pires (PSB).
Na presença de parlamentares, autoridades constituídas, servidores públicos e familiares dos homenageados, Jesualdo Pires, bastante emocionado, citou que estava resgatando o passado e reconhecendo os méritos de pessoas que têm característica de atender o povo. “Essa homenagem consiste em um título de virtude dado a pessoas ou organizações que atingiram o reconhecimento público das suas atividades. Este reconhecimento surge, muitas vezes, de uma postura ética para com a sociedade, ou a um grupo relevante desta”, destacou ao enumerara as qualidades de cada um dos seis homenageados.
Após a entrega da placas pelos deputados Jesualdo Pires e Ribamar Araújo, foi franqueada a palavra aos homenageados. Anísio Gorayeb disse que estava dividindo a honraria outorgada pela Assembleia Legislativa com as pessoas que os ajudaram em sua trajetória profissional. Emocionou-se ao falar de suas origens e de seus familiares. Lembrou que teve que deixar Porto Velho, sua terra natal, para estudar fora “buscando um futuro melhor”. Anísio comentou que decidiu pesquisar a história de Rondônia e a proferir palestras “porque tenho orgulho da terra onde nasci e tenho meus familiares e amigos. Faço isso com o maior prazer. Agradeço a gratidão do deputado Jesualdo Pires por essa homenagem”.
Valdemar Camata lembrou que chegou a Rondônia em 1979 e que tem prazer em atuar no jornalismo. A emoção mais forte aflorou no momento em que lembrou de pessoas que sempre o ajudaram. Destacou seu filho Camata Júnior e falou sobre seu irmão Gérson Camata, ex-parlamentar. Disse que “com o jornalismo ético e comprometido com a verdade se faz o bem. Quando soube que seria homenageado pelo deputado Jesualdo Pires resolvi não aceitar a homenagem, mas meus amigos me disseram que não poderia fazer isso porque quem sabe se sou ou não merecedor da honraria seria o Jesualdo. Portanto, aceitei essa homenagem”.
Camata frisou ainda que pela Assembleia Legislativa já passaram como parlamentar profissionais da imprensa, mas que pouco fizeram em favor da categoria. Agradeceu o reconhecimento do deputado Jesualdo Pires. “Sou um cidadão que está prestes a completar 70 anos. A metade da minha vida vivi aqui em Rondônia, terra que hoje, com o título recebido, me faz ser totalmente dela. Ficou feliz por isso e por esse dia”, asseverou.
Em nome do Governo de Rondônia, o Chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, também emocionou-se e emocionou o público ao assegurar que “sou rondoniense nato e fico feliz por ver a Assembleia reconhecer pessoas que prestaram e ainda prestam grandes serviços ao meu Estado. O deputado Jesualdo Pires está de parabéns pelas homenagens”. Juscelino falou sobre cada um dos seis homenageados, lembrando que viveu momentos significativos com alguns colegas de profissão que estavam sendo reconhecidos pela Assembleia Legislativa. O Chefe da Casa Civil falou de sua infância e destacou os parentes e amigos presentes à sessão solene.
O deputado Ribamar Araújo destacou o trabalho dos homenageados. Lembrou que “muitos torcem contra os honestos. Disse que tem sido vítima disso por sua postura na Assembleia Legislativa. “Há diferença entre honesto e quem se diz honesto. Quando uma pessoa ingressa na política vira vidraça. Muitos agem contra os honestos”, destacou. Ribamar elogiou a distinção que o deputado Jesualdo prestou aos homenageados.
Por fim Jesualdo Pires assegurou que “a Assembleia Legislativa entende que os senhores fizeram e ainda fazem muito por Rondônia”. O deputado decidiu falar sobre cada um dos seis homenageados e se emocionou várias vezes. Falou da aprovação de seu primeiro projeto como engenheiro em Rondônia. Disse da admiração por Rondônia. Falou de sua trajetória e não conteve as lágrimas ao lembrar do apoio que sempre recebeu de Antônio Calixto desde que chegou a Rondônia. Jesualdo foi aplaudido pelo reconhecimento aos seis homenageados.
Os homenageados
Júlio César Rios Júnior, natural de Itarema-CE, graduado em Bacharel em Direito na Universidade Luterana – Ulbra, agrega diversos conhecimentos em questões públicas decorrentes de inúmeros cursos de formação, pós-graduado em direito processual civil e especialista em diversas áreas, contribuindo assim não só na gestão pública, mas também na formação de pretendentes no mesmo seguimento, além de posterior curso de formação de delegados, posto que lhe possibilitou a ampliação de atuação em prol do benefício social da população.
Antônio Francelino dos Santos é natural de Uberaba/MG, graduado em bacharel de direto pela Uniub/MG, exerceu cargo na PM/MG, atuou como delegado de polícia regional no Estado do Mato Grosso, ingressou no ano de 1984 na polícia civil do Estado de Rondônia assumindo o cargo de delegado de polícia. Em 1985 assumiu o cargo de 1º diretor geral da Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro, Colônia Penal Agrícola Penal,Casa do Albergado de Cacoal, antiga penitenciária do KM 05 da cidade de Ji-Paraná. Em 1992 ingressou na Defensoria Pública do Estado com atuação na defesa das pessoas pobres no sentido legal da lei, destacando-se pelo brilhante trabalho desenvolvido no exercício de suas funções, assumindo no ano de 2005 o cargo de Defensor Público Geral do Estado de Rondônia, posto este, que lhe possibilitou a ampliação de sua atuação em prol do benefício social da população do Estado de Rondônia.
Já Luis Carlos de Almeida Hora é bacharel em direito pelas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente/SP, vem agregando notáveis conhecimentos em políticas públicas decorrentes de inúmeros cursos de formação, sendo pós-graduado em nível “lato sensu” de Gestão da Segurança na Sociedade Democrática, Função Social e Prática do Direito, Metodologia do Ensino Superior, Ciências Criminais, além de curso de formação de Delegado de Policia Civil, sobressaindo-se no exercício de todas suas funções. Atuando em diversos órgãos de segurança pública, destacou-se em todas as funções, esclarecendo diversos casos, em especial da Delegacia de Investigações Gerais, atuando preferencialmente em crimes contra a vida, sendo, agraciado em várias ocasiões com elogios e homenagens pelos excelentes resultados nos casos em que atuou com dedicação ao serviço e senso de responsabilidade.
Anísio Gorayeb Filho é economista, joprnalista, historiador e escreve artigos memorialistas em diversos sites da capital. Apresenta o quadro “História da Nossa Terra” no programa Viva Porto Velho, na Rede TV Rondônia. Apresenta todos os sábados o programa “Porque hoje é sábado” na Rádio Transamazônia FM e “Ponto de Vista”na Rádio Cultura FM de Porto Velho. É filho de pioneiros de Rondônia e atualmente dedica-se a proferir palesttras volutárias nas escola de Porto Velho sobre a história de Rondônia.
Antônio Calixto da Silva é nascido no município de Colatina (ES). Chegou a Rondônia quando ainda era Território Federal, fomentando e participando substancialmente como um dos fundadores do Fórum de Ji-Paraná, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento ordenado e jurídico estadual. Participou da transformação do antifo Território Federal para o hoje Estado de Rondônia. Foi um dos fundadores do núcleo que serviu de ponto de apoio para desbravadores de região onde hoje é o município de Alvorada do Oeste, tendo incentivo do então prefeito de Ji-Paraná, Assis Canuto.
Valdemar Camata tem uma vida dedicada ao rádio. São 54 anos fazendo do microfone um canal livre para a sociedade. Participou de duas eleições vitoriosas e exerceu os cargos de vice-prefeito, prefeito e vereador de Ji-Paraná. Nasceu na cidade de Castelo (ES). Chegou nas terras de Rondon no ano de 1979, em Porto Velho. Trabalho na rádio eldorado. Depois, foi morar em Ji-Paraná. Atualmente PE um dos entusiatas para a criação do primeiro Museu do Rádio de Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS