Casa da Juventude vai representar Porto Velho na 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Casa da Juventude vai representar Porto Velho na 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Casa da Juventude vai representar Porto Velho na 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de participarem da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) que aconteceu de 05 a 07 de junho deste ano, em Rondônia, dois alunos da Casa da Juventude (Letícia Araújo e Gabriel Oldenburg), da coordenadoria municipal de Políticas Públicas para a Juventude, tiveram seus nomes escolhidos e foram convidados a representar Porto Velho nacionalmente, no evento de mesmo gênero.
Gabriel é aluno da Casa da Juventude e Letícia ex-aluna, é hoje voluntária da Casa. Eles vão representar o município na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) que acontece de 11 a 14 de julho de 2012 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF).
Letícia e Gabriel fizeram a parte da equipe de comunicação no evento estadual, chamado de Protagonismo Educomunicação, e vão para Brasília desempenhar o mesmo papel fazendo a cobertura completa do evento que reunirá além de autoridades ligadas ao assunto, jovens de todo o país.
 A garota, que depois de fazer o curso de DJ se transformou em voluntária da casa, quer dar oportunidades a crianças, jovens e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social, e de vislumbrar novos e melhores horizontes. Ela diz que este convite foi muito importante para ela e para a Casa.
“Não imaginava ser convidada para um evento tão importante. Sei que vou aprender muito e também vou poder divulgar o trabalho desenvolvido, pela Casa da Juventude aqui em Porto Velho, e compartilhar com outros jovens as minhas experiências” diz a jovem.
Protagonismo e Educomunicação
A inovação da metodologia deste ano está na participação dos adolescentes em todas as etapas da Conferência: organização da nacional, estaduais e municipais. A expectativa da Comissão Organizadora é receber cerca de 800 adolescentes, em julho, de um total de três mil participantes.
 A cobertura educomunicativa, além de utilizar técnicas do jornalismo, é principalmente uma reflexão socioeducativa de formação e mobilização de crianças e adolescentes que passa pelas discussões sobre democracia, direitos sociais do cidadão, educação para a paz e de solidariedade entre os povos.
De acordo com a coordenação do evento nacional, a possibilidade de trabalhar com a Educomunicação abre espaço para a criação e fortalecimento de vínculos entre eles, não apenas no momento da cobertura, mas na escola e na comunidade. “Cria, divulga e fortalece o direito à comunicação que também dá acesso a todos os demais”, afirma.
CNDCA
A Conferência Nacional é construída sob cinco eixos estratégicos: 1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2) Proteção e Defesa dos Direitos, 3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4) Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
O evento é gerido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), que após a 8ª Conferência Nacional, criaram um grupo intersetorial formado por 13 Ministérios e quatro conselheiros da sociedade civil.
 A partir das 68 diretrizes aprovadas, foram elaborados os princípios, as diretrizes e os objetivos estratégicos do Plano Decenal. Todo o processo da conferência de 2012, que se iniciou com as municipais, está sendo pautado pela discussão dessa elaboração tendo em vista três focos principais: sua mobilização, implementação e monitoramento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS