Reunião técnica sobre monilíase do cacaueiro em Porto Velho

Reunião técnica sobre monilíase do cacaueiro em Porto Velho

Reunião técnica sobre monilíase do cacaueiro em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério da Agricultura (MAPA) indicou o Estado de Rondônia para sediar dias 29 e 30 a Reunião Técnica sobre Monilíase do Cacaueiro. A Agência Idaron, por intermédio da Gerência Vegetal, é parceira na realização do evento, juntamente com a Superintendência Federal de Agricultura e Comissão da Lavoura Cacaueira – Ceplac.
 Serão levadas informações sobre as ações fitossanitárias integradas de vigilância e prevenção, desenvolvidas em conjunto, visando evitar a introdução da monilíase em território brasileiro.
A Reunião ocorrerá no auditório da Ceplac, com apresentação de palestras e grupos de discussões sobre o risco de entrada da doença, que é devastadora para os cacaueiros presente no Peru e Colômbia, mas que até o momento não existe no Brasil, e por isso mesmo é necessário pensar em planos de monitoramento e contingência.
Durante a reunião os técnicos irão discutir a Instrução Normativa Nº 13, recentemente publicada pelo MAPA em 17/05/2012, sobre o plano de contingências da monilíase do cacaueiro e ações de educação fitossanitária de prevenção à Monilíase.
Participarão do encontro técnicos das Agências de Defesa Agropecuárias dos Estados do Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Espírito Santo, Amapá, Pará, Rondônia é Roraima. O encontro termina na quarta-feira (30) com ampla discussão sobre o controle e manejo da doença, com a pesquisadora do Equador Carmem Suarez.
Rondônia foi escolhido para realização do evento por ser o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, pelo fato de fazer divisa com o estado do Acre e fronteira com a Bolívia, através dos municípios considerados do alto risco de introdução do fungo moniliophothra roren.
Para a gerente de Defesa Vegetal Rachel Barbosa, o encontro é interessante porque enfatiza a responsabilidade e o comprometimento que os estados de fronteira precisam ter com o risco de entrada de várias pragas que não existem no país e são ameaças de entrar pela região Norte, como por exemplo, a monília, uma ameaça à cacauicultura nacional.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS