SINDSBOR - Confirmada audiência com Ministério da Defesa no Distrito Federal

SINDSBOR - Confirmada audiência com Ministério da Defesa no Distrito Federal

SINDSBOR - Confirmada audiência com Ministério da Defesa no Distrito Federal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com mais essa atividade agendada em Brasília a diretoria do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, vai realizar assim mais um feito, agora em um importante ministério, com o Ministro da Defesa – Celso Amorim. Desde o início da gestão essa era uma reivindicação da categoria, pois a pedra angular sobre o reconhecimento da classe dos Soldados da Borracha como militares, tem seu cerne no antigo Ministério da Guerra, que realizou o chamamento, recrutamento, treinamento e encaminhamento de milhares de nordestinos para os seringais da Amazônia no ano de 1942, no aclamado esforço de guerra brasileiro que tinha a finalidade de enviar a borracha extraída pelos seringueiros à máquina de guerra dos E.U.A.

A atual legislação e a constituição brasileira diferenciam o trabalho dispensado pelos homens que serviram a pátria, os que atuaram no Brasil e os que atuaram no Front Europeu.Os ex -Combatentes – pracinhas que lutaram no Front, recebem pensão e aposentadoria especial com vencimentos superiores a sete salários mínimos, enquanto os ex- Soldados da Borracha que atuaram nos seringais brasileiros, recebem pensão mensal vitalícia que não é superior a dois salários mínimos.

Nos seringais, dentro da selva Amazônica tombaram pelo meio do caminho nada menos que 30 mil seringueiros, dados históricos de Eduardo Galeano escritor – historiador, Celso Furtado – economista. No conflito Europeu menos de 500 combatentes perderam suas vidas. O objetivo dessa importante reunião em Brasília, é discutir a incorporação adiada da classe, que está prevista no Decreto 5225,  o reconhecimento dos Soldados da Borracha como militares, pois no início dos anos 40, o exército brasileiro foi quem os convocou para o esforço de guerra. Este Decreto de 01 de Fevereiro de 1943, estipula a condição desses homens como militares, o  ministro da época era Eurico G. Dutra.

A reunião com o Ministro da Defesa para o próximo dia 30 de maio, foi articulada e agendada pelo Deputado Federal Mauro Nazif – Rondônia. O parlamentar é um dos mais atuantes na defesa e na causa dos Soldados da Borracha. É de sua autoria os Projetos de Leis: PL-1997 de 2011 e PL – 646- 2011, o primeiro prevê o atendimento hospitalar e médico aos Soldados da Borracha nas redes de hospitais militares, o segundo reivindica o pagamento da pensão natalina, mas conhecida como abono natalino. Participarão do encontro integrantes da diretoria do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia. A constituição de tal agenda no DF, trará os rumos necessários para reconhecimento devido que a categoria há muito espera.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS