A diretoria do Sindicato dos Soldados da Borracha de Rondônia dedica esse dia a todos os Soldados da Borracha e filiados, agradece pelo apoio, crença no trabalho da instituição e perseverança em somar com a causa.
Com doze meses completos de gestão, assumimos muitos compromissos junto a nossa classe, dívidas, prejuízos deixados pelas gestões passadas. Constituímos gradativamente importantes documentos jurídicos que deram uma outra identidade à nossa casa, reestruturamos nossa sede capacitando ainda mais nossa equipe de trabalho, informatizamos para melhor a estrutura de nossa secretaria. Resgatamos filiados que há muito se afastaram descontentes com a direção passada, incentivamos outros, com a pedagogia de exemplo de nosso trabalho a se filiarem, pintamos com a cor da esperança cada parte das nossas instalações, lugar onde o povo é atendido.
Duas novas conduções foram conseguidas, a primeira um automóvel próprio que o sindicato comprou, a segunda é a condução da nova forma de administrar e trabalhar. Durante o tempo de gestão, realizamos várias assembleias gerais e uma Audiência Pública com repercussão nacional, vários documentos chegaram até Brasília, os Ministérios da Previdência Social; Ministério da Defesa, Direitos Humanos, instituições como OAB/DF e outras, conheceram a forma atuante de nosso trabalho. Conseguimos apoio de vários parlamentares na Câmara e no Senado Federal, divulgamos matérias em diversos gabinetes no DF, na internet, rádios, televisão, cartas e emails, sobre a história , luta e a saga dos Soldados da Borracha. Reformamos o velho estatuto e dele nasceu uma nova proposta para a categoria. Ganhamos parceiros, admiradores e lutadores para dentro de nossas fileiras, nasceram Projetos de Leis que buscam dar direitos aos Soldados da Borracha, como o Projeto de lei 1997/2011 e projeto de Lei 646/2011, se aprovados ampliarão melhores condições de vida aos nosso bravos combatentes. A Presidenta da República Dilma Rousseff conheceu nossas postulações, nossos pedidos e reivindicações à categoria, está sendo realizada em Brasília na Câmara Federal uma Audiência Pública para discutir a PEC 556/2002, o sofrimento e violações dos Direitos Humanos àqueles que encaminhados foram aos seringais
da Amazônia, atendendo o apelo de guerra do governo de Getúlio Vargas, que enviava a borracha extraída aos E.U.A. Ganhamos na justiça algumas ações pedindo a garantia de direitos, que foram indeferidos pelo INSS/RO.
Hoje, estamos na luta para unificar os quatros estados da Região Norte, um exemplo claro disso é a Audiência Pública que aconteceu no estado do Pará, idealizada pelo Defensor Público Carlos Eduardo, nato daquela comarca, encontro que o vice-presidente George Telles esteve presente representando Rondônia. Agora estamos aguardando o resultado da solicitação feita ao INSS/DF, do livro dos Soldados da Borracha e o que vai sair da Audiência Pública. Esperamos em curtíssimo prazo de tempo dar notícias a todos os nossos filiados do veredito sobre a ação judicial dos soldados da Borracha Nº 2010.41.00.000084-5. E ASSIM A LUTA CONTINUA!!