O cancelamento dos voos para Rondônia e Maranhão, ocorridos esta semana, foi o principal assunto em discussão da reunião entre os representantes da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac e TAM. O secretário de Turismo de Rondônia, Basílio Leandro Oliveira, e o deputado federal Lourival Mendes (PTdoB-MA), membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados argumentaram por seus estados.
Leandro ponderou que os voos de Rondônia têm em média 87% de ocupação e não há justificativa para o cancelamento. Ele solicitou um acordo com as companhias aéreas para que os voos cancelados sejam retomados, pelo menos até o fim de 2012 e lembrou que o governador Confúcio Moura recebeu na semana passada representantes da Abav em Rondônia, preocupados com o cancelamento dos voos.
Segundo Basílio, houve um desrespeito à população de Rondônia “Deveríamos ter sido informados com antecedência da decisão tomada pelas companhias. Aliás, só ficamos sabendo da notícia de cancelamento dos voos pela imprensa”, desabafou.
“Caso a TAM não manifeste interesse pela linha, requeremos à Anac agilidade no sentido de que outra empresa passe a operar a rota Porto Velho - Brasília”. O secretário afirmou que possui uma consideração grande pela companhia TAM, mas segundo ele, o interesse público está em primeiro lugar.
O secretário de Turismo confirmou ainda que irá articular uma reunião com as empresas aéreas e o governador Confúcio Moura para que seja encontrada uma nova alternativa de suprir a redução dos voos ao Estado de Rondônia. Em consulta informal, a empresa Trip Linhas Aéreas manifestou interesse pela rota.
Participaram também da reunião, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), José Márcio Mollo; o superintendente de regulação da Anac, Ricardo Bisinotto; a gerente de relações institucionais governamental da TAM, Adriana Vera; e o diretor de assuntos regulatórios da TAM, coronel Basílio Dias.