Prêmio é uma parceria do Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Brasileiro de Cidadania, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Com a presença de autoridades, docentes, alunos e colaboradores do Sistema FIERO, foram premiados durante solenidade realizada no salão de convenções da Casa da Indústria, na manhã desta sexta-feira, 30 de março, os melhores trabalhos inscritos nas categorias: ensino infantil, ensino fundamental; ensino médio e educação de jovens e adultos e instituições de iniciativas pública e privada.
Os prêmios foram um troféu às escolas vencedoras em 1º lugar e uma placa de reconhecimento aos segundos e terceiros classificados em cada categoria. Todas as escolas que enviaram seus projetos e se enquadraram no regulamento receberam um certificado de participação.
Como parte do evento, foram exibidas imagens de todos os projetos classificados, como forma de socialização ás demais escolas e instituições, dos excelentes trabalhos realizados por todos e que contribuiu para sua implementação e desenvolveu ações para melhoria da qualidade na educação e de vida da comunidade.
Na categoria Ensino Infantil, o 1º lugar ficou para o Centro Educacional Dr. Gilberto Mendes de Azevedo/Rede SESI - Porto Velho, com o projeto “Viva a diversidade”. O segundo lugar, C. E. Professor Paulo Freire também da Rede SESI, de Pimenta Bueno, com o projeto “Cantigas de roda”. Na categoria Ensino Fundamental, a Escola Santa Ana, de Alvorada do Oeste, com o projeto “Prevenção começa com amor próprio” conquistou o primeiro lugar. Já a Escola Isolina Ruttmann, da Rede SESI, Vilhena, levou a segunda colocação com o projeto “Aprendendo a reduzir, reutilizar e a reciclar os resíduos sólidos como ato de cidadania”. O 3º lugar ficou com a escola Rocha Pombo, de Nova Brasilândia D’Oeste, com o projeto “Alimentação saudável – qualidade de vida”.
Na categoria Ensino Médio, 1º lugar - Escola coronel Jorge Teixeira de Oliveira, Ji-Paraná, com o projeto “Qualidade de água: sinônimo de vida sustentável”, o 2º lugar para a Escola Professor Orlando Freire, de Porto Velho, que apresentou o projeto “Boletim informativo Orlando Freire”. O 3º lugar foi conquistado pelo Centro Educacional Memorina Rosa Campos, Cacoal, com o projeto “Colheita feliz”. Na categoria EJA foram contempladas as escolas 4 de Janeiro, de Porto Velho, que com o projeto “Amigos da Paz”, conquistou o 1º lugar. O Centro Educacional de Ji-Paraná levou a segunda colocação com o projeto “Responsabilidade social - compromisso de todos”. Já o Centro de Educação de Jovens e Adultos de Ariquemes com o projeto “Jovens unidos pela cidadania”, ficou com a terceira colocação.
Na categoria iniciativa pública e privada: 1º lugar - Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater – Nova Brasilândia D’Oeste, com o projeto “meio ambiente na escola”; o 2º lugar ficou com a Polícia Civil de Rondônia (Porto Velho) com o projeto “Aluno monitor”. Em 3º lugar com o projeto “Aprendendo a reciclar”, o Instituto ABAD para Conhecimento / Coimbra importação e exportação (Porto Velho).
Na oportunidade, a coordenadora Estratégica de Educação - Departamento Regional SESI – Rondônia, Zaira Saavedra Wanderley lançou oficialmente a edição 2012 do Prêmio. “A partir desta edição, o prêmio vai destacar também as iniciativas públicas e privadas, em qualquer âmbito, desenvolvidas em escolas, que resultem no fortalecimento e desenvolvimento da cidadania”, disse.
Zaira ressaltou que o Prêmio tem como objetivo, estimular as escolas públicas e privadas do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA, a desenvolverem, com a participação dos alunos, projetos de ação que abordem temas voltados à cidadania. “É um incentivo para que estudantes tomem conhecimento das necessidades da comunidade, interajam, proponham as soluções e ajudem em sua implementação e realização”, afirmou.
Além da superintendente do SESI/RO, Gilvani Fares, na ocasião representando o presidente da FIERO e diretor regional do SESI/RO, Denis Baú, fizeram parte da mesa de honra os membros da comissão julgadora dos projetos nível estadual. A psicóloga e chefe de Equipe de Assistente Administrativo/IDARON, Priscila Talevi; a psicóloga e agente Administrativo da 1ª Câmara Substituta/TCE-RO Larissa Gomes Lourenço e coordenador EMPRETEC/SEBRAE/RO, Mário Antônio Veronese Varanda.