Até o início de julho a Prefeitura de Porto Velho deve inaugurar o Mercado de Peixe que está sendo construído na zona Sul da capital. A previsão é da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), responsável pela construção do mercado.
De acordo com a secretária adjunta da Sempre, Silvana Cavol, o andamento da obra está dentro do cronograma, o que projeta também uma possível antecipação para o final de maio. “Não tivemos nenhum problema com relação a execução do trabalho, por isso acreditamos que dá para entregar o Mercado de Peixe entre maio e junho. O prédio já está todo construído, inclusive já foi colocado telhado, cerâmica e as paredes revestidas com azulejo. A obra está na etapa de acabamento”, disse a secretária adjunta.
O mercado está sendo construído na rua Paris, entre a Jatuarana e a Angico, e para lá serão remanejados os vendedores de peixe que hoje utilizam a calçada da igreja Santa
Luzia, na Tancredo Neves.
Os peixeiros estão sob ameaça de despejo por causa de uma ação impetrada pelo Ministério Público Estadual que pede a desobstrução da calçada.
Sensibilizado com a situação desses pequenos empreendedores, o prefeito Roberto Sobrinho, em reunião com um grupo de vendedores, em setembro de 2011, anunciou, a construção do mercado para que essas pessoas não fiquem sem ter como sustentar suas famílias, por causa da ordem de despejo, E eles serão removidos para um espaço mais adequado e higienizado, onde poderão incrementar seus lucros com o aumento das vendas.
O estabelecimento terá uma área de 528 metros quadrados com espaço para 10 quiosques, sendo 08 para a venda de pescado e 02 para a comercialização de verduras. Os Box terão bancada com mármore, lavatório, dois banheiros e um depósito.
A área será toda bloquetada e terá um estacionamento para bicicletas e carros. Será o primeiro mercado construído pela prefeitura para a venda exclusiva de peixe. O projeto está sendo financiado com recursos próprios do município, está orçado em R$ 485 mi.
Os vendedores também receberão assessoria técnica da prefeitura, que será prestada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Social (Semdestur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), sobre vários assuntos, entre eles, o financiamento para aquisição de equipamentos.