Eletrobras esclarece sobre interrupções de energia no bairro São Francisco
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Eletrobras Distribuição Rondônia considerando a interdição na Rua União com Petrolina que dá acesso a BR 364 realizada por moradores de parte dos Bairros São Francisco e Renascer nesta segunda-feira, 19 de março, como manifesto pelas interrupções de energia em determinada região, esclarece à população de Porto Velho que as informações de carga para as residências, cadastradas para o fornecimento de energia elétrica na Empresa, está adequada e segue o estabelecido legalmente pelos órgãos reguladores.
As interrupções no fornecimento de energia elétrica ocorridas foram motivadas pelo elevado número de ligações clandestinas, popularmente conhecidas como rabichos. Como consequência, os transformadores e a rede compacta utilizada na área não suportaram a demanda por energia elétrica e ocorreu superaquecimento do sistema, provocando a queima da rede.
Os rabichos além de ser um procedimento irregular, causa dano à rede de distribuição da concessionária, bem como coloca em risco a vida de pessoas, pois são feitos fora dos padrões de segurança.
Visando o restabelecimento da energia e a desobstrução das vias públicas ocupadas por manifestantes, a Eletrobras Distribuição Rondônia efetuou a troca por transformadores mais potentes e, até a madrugada do dia 20, construiu rede convencional em respeito aos clientes regularizados. O atendimento e a ampliação de novas redes de distribuição de energia elétrica são feitos conforme resolução 414/2010-ANEEL e demais atos legais pertinentes.
A empresa informa ainda que tem envidado esforços no sentido de minimizar a ação de ligações clandestinas em áreas não regularizadas, a fim de proporcionar melhorias na qualidade da energia elétrica fornecida ao estado de Rondônia. E esclarece que a regularização de áreas ocupadas cabe tão somente ao poder público
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!