Integrantes dos Soldados da Borracha pedem apoio ao Senado Federal e Câmara

Integrantes dos Soldados da Borracha pedem apoio ao Senado Federal e Câmara

Integrantes dos Soldados da Borracha pedem apoio ao Senado Federal e Câmara

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a semana de trabalho planejada e organizada, integrantes do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, trabalham duro dentro do Senado Federal e Câmara Federal na tentativa de conseguirem apoio definitivo para aprovação da PEC 556/2002, de autoria da Senadora Vanessa Grazziottin /AM, que trata e propõe estender aos Soldados da Borracha as mesmas vantagens e benefícios concedidos aos ex-combatentes que atuaram no Front  europeu na Segunda Guerra Mundial ,  no caso a pensão especial que os pracinhas recebem, os mesmo ex-combatentes.

Buscam também apoio máximo para a constituição de uma Audiência Pública que irá discutir, denunciar e mostrar para o Brasil as graves violações dos Direitos Humanos cometidas aos Seringueiros e Soldados da Borracha  nos antigos e distantes seringais na era Vargas. O objetivo maior é reunir toda a bancada da Região Norte como: Pará, Amazonas, Acre e Rondônia com a finalidade de se criar uma frente única em defesa da categoria e pressionar  a Câmara Federal e o próprio Governo a reconhecerem que  Soldados da Borracha, exerceram serviços militares com grau de riscos da mesma equivalência dos que foram para guerra, pois somente dentro dos seringais morreram aproximadamente vinte e cinco mil pessoas, segundo dados de próprios organismos do Governo, todos vítimas dos perigos da selva, doenças, ataques de índios e mortes por encomendas a mando dos barões da borracha no período do estado novo.

Segundo George Telles Vice-Presidente do sindicato, a proposta de Emenda Constitucional está paralisada desde 2002, vários parlamentares expediram requerimento pedindo a votação e hoje ela encontra-se pronta para ir ao plenário. As informações atualizadas dão conta de que o último parlamentar rondoniense a se manifestar e a fazer mais um pedido de requerimento foi o recém empossado Deputado Federal Marcos Rogério do PDT/RO, requerimento nº 4195/2012. No dia 14 do mês vigente  Nilton Capixaba também parlamentar de Rondônia, fez pronunciamento na tribuna pedindo providências e aceleração da proposta, pois em seu discurso denunciou o abandono e a condição miserável e de esquecimento em que se encontra a categoria.

Mas a surpresa maior partiu de uma reunião agendada há muito, entre integrantes do sindicato e a assessoria do  Senador do PMDB Valdir Raupp, de Rondônia também. Após

 levarem documentos e darem conhecimento sobre o assunto ao parlamentar, o mesmo se atentou preocupadamente com as reivindicações, e na presença dos sindicalistas, encaminhou uma  outra reunião  dos presentes com a Deputada Federal Marinha Raupp/RO, atual chefe da bancada do estado.

Já reunidos com a Deputada Federal, os representantes do sindicato, fizeram todos os relatos possíveis discutindo com ela, saídas e meios para que  a PEC556, possa ser votada em caráter de urgência, uma vez que segundo assessoria de imprensa do sindicato, noventa por cento da categoria  já morreu, numa atual conjuntura em que os restantes vivem bem idosos e doentes, muitos em cadeiras de rodas, com idades que não são inferiores aos oitenta e cincos anos.  Essa proposta de Emenda Constitucional já era de conhecimento da parlamentar rondoniense, pois no momento da reunião  mostrou relatórios da tramitação do assunto na Câmara, apontando que expediu pedido de requerimento no dia 25/10/2011 nº 4033/2011, para também discuti-la e votá-la. A própria parlamentar reconheceu a demora e a necessidade de se construir a Audiência Pública, para denunciar e levar ao conhecimento do Brasil, as graves violações dos Direitos Humanos cometidos à classe dos Soldados da Borracha. A Deputada Finalizou a reunião fazendo o pedido para que os presentes  naquele exato momento expedissem ofícios solicitando-a, a solicitar junto ao Presidente da  Câmara Federal Marco Maia, uma  Audiência Pública com outras bancadas com a presença de representantes dos Ministério da Previdência, da Defesa , Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e da Comissão da Verdade para discutir a situação dos crimes e a situação desumana cometido aos seringueiros,  o que foi feito e o pedido confirmado,  segundo George Telles Vice-Presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS