A Trip Linhas Aéreas voltou a disponibilizar em seu site a venda de passagens para o vôo com trecho entre Ji-Paraná e Porto Velho. A linha com este destino que ficou suspensa por mais de quarenta dias devido problemas estruturais com o aeroporto de Ji-Paraná, retornará no próximo dia 1 de abril, com saída programada de Ji-Paraná às 05h00 e retorno às 22h40.
A volta do vôo é uma conquista de toda Região Central do Estado que depende exclusivamente do aeroporto jiparanaense, mas agora com uma vantagem: os passageiros poderão se deslocar à capital Porto Velho e retornar no mesmo dia. Uma vantagem que otimizará o custo da viagem, já que não haverá a necessidade com gastos em hospedagens.
Segundo o administrador do Aeroporto, Antônio Carlos Crevelaro, o novo horário de vôo beneficiará comerciantes, empresários, e em especial, as viagens de urgências de Ji-Paraná para a Capital do Estado, com uma aeronave ATR-72 com capacidade para acomodar 68 passageiros, mais a tripulação.
As ações conjuntas entre políticos e empresários foram determinantes para que fossem sanadas uma série de exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) visando adequar o aeroporto José Coleto às normas de segurança aeroviárias. A última dessas exigências, a realização do teste de atrito da pista, será realizada pelo DER-RO nos próximos dias 14 e 15 de março.
O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), um dos defensores do aeroporto, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado através do DER-RO, não só na contratação de uma empresa para realizar o teste de atrito da pista, mas também na manutenção de toda extensão da pista de pouso e decolagem do aeródromo e na liberação de recursos para estruturação do José Coleto.
Através do DER-RO foram liberadas emendas do deputado Jesualdo Pires de R$ 80 mil para sinalização noturna da pista e R$ 100 mil para a compra de uma esteira rolante para desembarque de bagagens e reforma do terminal de passageiros.
“Temos que enaltecer os esforços do Diretor do DER, Lucio Mosquini, em atender nossas solicitações em prol do aeroporto e também o brilhante trabalho do deputado federal Marcos Rogério (PDT) junto aos técnicos da Agência Nacional de Viação Civil e na captação de recursos federais para estruturação do aeroporto. É um trabalho de união de forças políticas e empresariais que vem dando certo”, observou.