Bancos ainda não cumprem lei das filas – Por Amauri Leal

Bancos ainda não cumprem lei das filas – Por Amauri Leal

Bancos ainda não cumprem lei das filas – Por Amauri Leal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Gostaria de manifestar minha insatisfação aos serviços prestados pelos bancos da Capital que não respeitam a lei municipal dos 30 minutos, perdendo assim hora do almoço, hora do trabalho... Incomunicáveis. Lei deve ser cumprida de ambas partes. Os órgãos competentes pela fiscalização precisam tomar providências, porque as agências bancárias não estão respeitando os usuários, se de tirar de dez agência não sobra nenhuma, todos os estabelecimentos não estão cumprindo a lei municipal, que trata sobre o tempo limite dos usuários em filas de bancos, agência de correios e afins. A principal reclamação é o tratamento dispensado pelas agências bancárias. Em algumas delas, não há número suficiente de funcionários e em outras não há distribuição de senhas. Durante uma hora e meia de espera para ser atendida, ouvimos reclamações diversas dos outros clientes. “Quando eu venho ao banco, perco a manhã inteira, não dá para resolver mais nada. O pior de tudo é que muitas vezes o que preciso resolver é rápido, mas tenho que ficar na fila com pessoas que passam até uma hora resolvendo suas questões”, disse uma cliente.

Não é só nesses guichês que o desrespeito com a lei acontece. A quantidade de caixas também é insuficiente para que se cumpra a determinação sobre o tempo máximo de espera nas filas. Apenas dois caixas funcionam para atender centenas de pessoas por dia. “O pior não é nada, é que se tiver pessoas com senha preferencial, só eles são atendidos. Então a gente chega primeiro, mas se depois chegar um idoso a gente perde a vez. Deveria ter um caixa só para essa função”, desabafou uma cliente em meio a fila de espera. Mas não é só nessa agência do Banco do Brasil que o desrespeito com a Lei acontece. A administradora, Íris Lima, 25 anos, é é cliente do Bradesco (Av. Carlos Gomes) e diz que lá a demora no atendimento também é constante. “É uma falta de respeito com nós, clientes, tanta demora no atendimento. Muitos de nós têm horário a cumprir, trabalhamos ou temos outras coisas para resolver, mas muitas vezes somos prejudicados por conta da falta de organização dos bancos”, afirma Íris.

Para ela, os bancos deveriam ter um revezamento de funcionários nos horários de maior movimento. “Nos horários possíveis de se ir ao banco, ao meio-dia por exemplo, para nós que trabalhamos, é exatamente o horário em que se resume a quantidade de funcionários. Deveria haver um revezamento para o banco dar conta dos clientes que só podem resolver seus problemas com o banco, pagar contas, nesse horário”, disse Íris. O Funcionário Público, Amauri Leal de 36 anos, disse que deveria haver mais fiscalização por parte do Procon, que é o órgão que fiscaliza o cumprimento desta lei. “Eu tenho só uma hora de almoço no trabalho. Da última vez que fui na minha agência do Banco do Brasil demorei quase uma hora e meia para ser atendido. Eu perdi a senha com o horário, mas uma funcionária disse que não era necessário. Enfim, não consegui almoçar nesse dia e fiquei estressado, como eu tenho certeza que todo cliente de banco fica quando perde o dia inteiro em uma fila”, enfatiza o jovem.

As punições previstas para os bancos que descumprirem esta lei vão desde de advertência, passando por multas até a suspensão do alvará de funcionamento. O consumidor que se sentir prejudicado pode procurar os setores de fiscalização do Procon e fiscalização da Prefeitura.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS