No inicio da tarde desta quarta-feira (29) representantes do SINTERO (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia) receberam um decreto oriundo do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) onde foi solicitado que os professores que estão reunidos na praça das Três Caixas D’água saíssem do local pois estavam colocando em risco um patrimônio histórico.
Tal medida do IPHAN indignou os professores que estão desde a semana passada reivindicando por melhorias básicas na educação pública do estado. Segundo o presidente do SINTERO Manoel Rodrigues que por coincidência é professor de historia, essa atitude do IPHAN é no mínimo estranha e preocupante, tendo em vista a atual situação de Porto Velho.
“Nos estamos vivendo em um período da historia onde grande parte do nosso patrimônio vem sendo dilapidado e seguidamente desrespeitado tudo sob as vistas do IPHAN e nada foi feito. Agora os representantes da instituição vem querendo interferir em um ato constitucional que temos de nos reunirmos e conclamamos nossos direitos, porque?“, questionou o Manoel Rodrigues.
O Sintero fica localizado em frente a histórica praça das Três Marias, e também por esse motivo os professores afirmaram que não vão sair da praça como solicita o IPHAN.
“Vou me reunir esta tarde com os representantes do IPHAN e mostrar meu posicionamento contrário a essa decisão. Já realizamos manifestações em locais históricos em Brasília e nunca houve um absurdo desses, nossos professores estão apenas manifestando seus direitos constitucionais”, concluiu Manoel Rodrigues.