O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, a maior referência em média e alta complexidade do Estado, registrou no período de carnaval, de 16 a 23 de fevereiro, um total de 621 atendimentos. Uma redução de 363 casos, representando 37% em relação aos atendimentos realizados no mesmo período do ano passado.
Foram 77 atendimentos de vítimas de trânsito, tendo o álcool como o maior responsável pelos atendimentos, representando 12% do total dos procedimentos na data analisada. Em 2011, durante a semana do carnaval foram 172 ocorrências e 90% envolvendo motociclistas.
No centro cirúrgico da unidade foram realizadas 51 cirurgias, sendo a maioria para atender as vitimas de acidentes de trânsito. Foram registrados ainda 14 ferimentos por arma branca, nove ferimentos por arma de fogo, 14 agressões físicas, 39 quedas, 23 acidentes de trabalho e seis óbitos esse ano. Já no ano passado foram 15 ferimentos por arma branca, 22 ferimentos por arma de fogo, 26 agressões, 32 acidentes de trabalho e 19 óbitos.
Na semana em que antecedeu o carnaval, o Serviço Social da unidade, realizou palestras junto aos pacientes vítimas do trânsito e seus acompanhantes, contribuindo na disseminação da informação, uma vez que estes se tornaram multiplicadores da mensagem sobre a violência no trânsito”, afirmou Sandra Giselle Máximo, assistente social e palestrante.
De acordo com a assessoria de imprensa do JP II, houve um esforço conjunto do poder público para minimizar o índice de violência no período de carnaval, o que contribuiu diretamente na redução de ocorrências durante as festividades.