Empresários rondonienses confirmam presença na Expocomer 2012 no Panamá
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A missão empresarial ao Panamá é mais uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) com o apoio do Centro Internacional de Rondônia (CIN/RO). A edição 2012 da Feira Multissetorial Expocomer acontece de 21 a 24 de março, no Centro de Convenções de Atlapa, localizado na Cidade do Panamá.
Considerado um dos principais eventos de comercio internacional realizado no Panamá, o Expocomer concentra em sua feira anual cerca de 2.500 empresas da América Latina, Europa, Ásia e Caribe. Por meio de uma agenda virtual, compradores e expositores realizam intercâmbios comerciais em uma magnitude que nenhuma outra feira oferece.
A coordenadora do CIN/RO, Ivanilda Frazão lembra que o Brasil é um dos principais participantes da Expocomer. No ano passado, os expositores brasileiros retornaram do evento contabilizando mais de US$ 25 milhões de dólares em contratos fechados. “Este volume representou mais de 25% de todos os negócios gerados pela feira, o que por si só mostra o potencial e a competitividade dos produtores brasileiros no exterior”, disse.
Ivanilda destaca a Câmara de Comercio Brasil Panamá (fundada em junho de 2009), como a mais nova ponte para o desenvolvimento do comercio com a América Central e Caribe. “O Panamá consolidou sua vocação logística, oferecendo facilidades inigualáveis para o trânsito de mercadorias e passageiros, pelas vias marítimas, através do Canal do Panamá, por vias aéreas por meio do modelo de hub adotado em seu aeroporto internacional de Tocumen”, afirma.
Na análise do presidente da FIERO, Denis Baú muitos empresários rondonienses talvez ainda não saibam como explorar todo este potencial logístico para o desenvolvimento de seus negócios internacionais. “Com este objetivo, a FIERO e o CIN/RO preparam mais uma missão empresarial – desta vez ao Panamá - que vai permitir ao empresariado de Rondônia contatar mais de duas mil empresas com oportunidades de realizar intercâmbios internacionais”.
Baú finaliza ressaltando que o Panamá conta com uma posição geográfica estratégica, possui uma economia baseada no dólar americano e através dele é possível ter acesso a todos os mercados internacionais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!