Centenas de pessoas participam do final dos Festejos de São Sebastião

Centenas de pessoas participam do final dos Festejos de São Sebastião

Centenas de pessoas participam do final dos Festejos de São Sebastião

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de 10 dias de bingos, leilões, torneio de futebol, muitas orações e promessas a comunidade de São Sebastião além de centenas de visitantes participaram das atividades de encerramento do 21º Festejo de São Sebastião, na última sexta-feira, 20, na localidade a margem esquerda do Rio madeira.
 Regino Rabelo, coordenador do festejo, ficou satisfeito com o resultado, pois segundo ele, durante todos os dias da festa, mais de 3 mil pessoas visitaram a pequena comunidade. “O festejo a cada ano trás um número maior de pessoas que vem para se divertir na festa, assim como os devotos que comparecem para fazer suas promessas ou agradecer as graças recebida de São Sebastião” declara ele.
O último dia de festejos começou com uma missa, seguida de procissão dos fiéis ostentando a imagem de São Sebastião. Depois da religiosidade, a tradição, o momento mais esperado, é a derrubada do mastro enfeitado com frutas, legumes e presentes, o que atraiu todos os participantes, cada um queria levar uma lembrança da festa.
Dona Esmeralda Rabelo, a matriarca da comunidade e mãe de Sebastiana Rabelo que em 1968, iniciou a tradição das novenas na comunidade, conta que a graça recebida pela filha, na hora do parto do neto Paulo, não foi a primeira benção recebida por Sebastiana. “Quando minha filha tinha 3 anos, São Sebastião salvou sua vida quando teve problemas de saúde, ela estava desfalecendo quando pedi ajuda ao santo que me atendeu”, conta a senhora.
Do festejo
Em 1968, dona Sebastiana Rabelo durante um parto difícil fez um promessa a São Sebastião dizendo que se ela tivesse um bom parto e seu filho nascesse saudável todos os anos, no dia 20 de janeiro ela rezaria uma novena, e assim fez durante toda a sua vida.
Em 1991, a associação de moradores da comunidade de São Sebastião deu início aos festejos que hoje levam a comunidade milhares de pessoas. Inicialmente, a festa acontecia em um único dia, mas hoje, a festa começa sempre no dia 10 de janeiro e só acaba no dia 20, dia em que a igreja comemora o dia de São Sebastião.
Da comunidade   
Na comunidade de São Sebastião moram cerca de 65 famílias, quase todos parentes e devotos do Santo que dá nome a localidade. Separados da capital pelo Rio Madeira, os ribeirinhos vivem, em sua maioria, em casas simples de madeira.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS