BANZEIRO - Sitio é destruido após abertura de comportas, UHE Santo Antonio diz que é normal

Com extrema “cara de pau”, engenheiros da empresa descartam que o problema seja por causa da abertura das comportas. Alegam que qualquer alteração nos barrancos abaixo dos 500 metros da jusante não é problema de “Santo Antonio”.

BANZEIRO - Sitio é destruido após abertura de comportas, UHE Santo Antonio diz que é normal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Irresponsabilidade tem limites. E parece que a Usina Santo Antonio e seus construtores estão “pagando para ver” a destruição de casas e pequenos sítios que ficam abaixo da barragem no rio Madeira em Porto Velho, capital de Rondônia.
Desde que abriram pela primeira vez as comportas da gigantesca barragem, os ribeirinhos estão acompanhando a destruição do barranco. Um banzeiro que bate dia e noite e está “comendo” a margem do rio. Com extrema “cara de pau”, engenheiros da empresa descartam que o problema seja por causa da abertura das comportas. Alegam que qualquer alteração nos barrancos abaixo dos 500 metros da jusante não é problema de “Santo Antonio”.
O cidadão Stanley Jorge Maloney, morador tradicional de um sitio a cerca de 1000 metros abaixo da barragem está assistindo a destruição do seu patrimônio.  Mais de 30 metros de sua propriedade já foi engolida pelo “Madeirão”. Árvores com mais de 50 anos sucumbiram ao “banzeiro assassino”.
A caseira Maria José Raimunda da Silva disse que está com medo de dormir, passando as noites em claro observando o movimento do rio e seus desbarrancamentos de "hora em hora". E não foi só a reportagem do Rondoniaovivo que esteve no sitio. Mesmo alegando que o problema não é deles, funcionários de Santo Antonio estavam num barco fotografando e filmando a ação destruidora da força da água.

Em resposta a documento protocolado pelo advogado do morador, a Santo Antonio Energia respondeu nesta quinta-feira (19) de forma sucinta que estão monitorando, porém esta erosão acentuada nos barrancos do Rio Madeira é normal neste período de chuvas. Também disseram que vão informar a Defesa Civil da Prefeitura de Porto Velho. Vale ressaltar que o prefeito Roberto Sobrinho possui contrato de locação de caminhões para o consórcio Santo Antônio, podendo ser considerado seu parceiro comercial.

VEJA VÍDEO FILMADO POR RIBEIRINHOS

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS