Governador Confúcio Moura visita UHE Jirau e conhece projetos de Gestão Ambiental

Governador Confúcio Moura visita UHE Jirau e conhece projetos de Gestão Ambiental

Governador Confúcio Moura visita UHE Jirau e conhece projetos de Gestão Ambiental

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acompanhado de sua equipe técnica e da secretária de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Nanci Rodrigues, o governador Confúcio Moura visitou a Usina Hidrelétrica Jirau na manhã desta terça (17) a fim de obter informações sobre os programas de gestão ambiental para viabilizar a implantação de projetos semelhantes e proporcionar a recuperação de áreas degradas e geração de renda no Estado.
O governador foi recepcionado pelos diretores Institucional, de Engenharia e de Operação e Manutenção da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), José Lucio de Arruda Gomes, Maciel Paiva e Isac Teixeira, respectivamente. Juntamente com o presidente da concessionária, Victor Paranhos, que na oportunidade apresentou a estrutura do Vertedouro e repassou aos visitantes, algumas informações sobre a velocidade da água, capacidade de geração de energia e dos estudos ambientais realizados na região. “São cerca de 17.000 m³ de água por segundo passando pelo Vertedouro. A força da água impressiona. Através desse recurso natural, Jirau terá capacidade para gerar 3.750 MW (Megawatts), o suficiente para abastecer 10 milhões de residências”, acrescentou Paranhos.
Ao conhecer o Centro Integrado de Educação Ambiental, a Biofábrica e o Viveiro de Mudas, Confúcio Moura contou que há alguns anos foi implantado em Ariquemes um projeto de produção de sementes para recuperação de áreas degradadas no Estado, mas devido à dificuldade de liberação do orçamento para manutenção, o programa acabou sendo desativado. “Hoje, existe tecnologia disponível para firmarmos parcerias e reativarmos o projeto. A biodiversidade do nosso Estado é riquíssima e pretendemos elevar o potencial econômico. Existe mercado interno para ser suprido, como o caso da banana. A produção local não comporta a demanda e é preciso comprar de outros Estados do país. Faz-se necessário criar um mercado seguro e constante, tanto para frutas, como açaí, pupunha, a própria banana e o abacaxi, como para orquídeas e helicôneas”, frisou o governador de Rondônia.
Eduardo Peixoto, diretor da Orbi (Biotecnologias Sustentáveis), explicou aos visitantes as particularidades da Biofábrica. Um laboratório de biotecnologia que foi implantado na Usina Jirau em parceria com a Construtora Camargo Corrêa, Instituto Camargo Corrêa (ICC) e ESBR, a Biofábrica trabalha na produção clonal massiva de mudas a partir de sementes de espécies nativas da região com forte controle genético e que tenham importância agrícola, florestal ou ambiental. “Essas mudas serão repassadas aos pequenos agricultores dos distritos de Jaci Paraná, União Bandeirantes e Abunã, participantes do Projeto Tempo de Empreender, realizado pelo ICC”, afirmou Peixoto.
Entusiasmada com a ciência proposta pelo laboratório de biotecnologia, a secretária de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Nanci Rodrigues, afirmou que o projeto de criação de mudas e sementes no Estado deverá ser implantado até dezembro de 2012. “Seguindo o planejamento das estratégias do governo atual, pretendemos instalar o primeiro polo em Ariquemes e posteriormente expandir para outras cidades de Rondônia, possibilitando também a geração de renda”, garantiu Nanci.
Para Confúcio, o empreendimento representa a mudança do perfil do Estado de Rondônia e marca um ciclo de estabilidade, ao contrário de outros (como o da borracha e o da exploração mineral) que ocorreram de forma predatória. “Rondônia é um ponto estratégico para suprir outras regiões do país com produção de energia, através da utilização dessa riqueza natural”, assegurou o governador.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS