Defensores e demais servidores da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO) lotados na sede da DPE em Porto Velho estão mobilizados na realização da festa de encerramento da campanha Natal Solidário DPE/APAE que acontece nesta sexta-feira (25), às 17 h, na sede da entidade.
Os 100 alunos atendidos pela APAE, com idade que vai dos 08 aos 58 anos, foram adotados pelos defensores e servidores, que darão presentes a cada um deles durante o evento desta sexta-feira. A festa contará com a presença do Papai-Noel e do palhaço Sorriso- este fará show de malabarismo e ilusionismo.
A campanha, coordenada pela chefe de gabinete da DPE, Aline Botelho e pela coordenadora do Cerimonial, Renée Abdelnour, é uma forma de chamar a atenção das autoridades e da sociedade em geral, para situação pela qual passa a entidade atualmente, sem condições sequer de pagar o aluguel do prédio onde funciona.
Esta é a primeira vez em que os defensores e servidores da DPE realizam uma ação dessa natureza. A repercussão positiva que a iniciativa vem provocando junto aos portovelhenses está servindo de estímulo, segundo o defensor Público-Geral, José Francisco Cândido, para que a Defensoria Pública continue realizando trabalhos dessa natureza no próximo ano.
Logomarca/campanha
Cândido explicou que a escolha da logomarca da campanha, um Papai-Noel segurando uma balança, em que o lado direito onde está o símbolo da APAE pesa mais do que o lado esquerdo, contendo uma porção de livros e a logomarca da DPE, tem como propósito mostrar que a solidariedade e o amor é mais importante para o ser humano do que o conhecimento/intelectualidade.
Doações
A entidade vive de doações- o investimento mensal para manutenção é de R$ 18 mil. A diretoria executiva é composta por 07 membros- todos atuam voluntariamente. Os 21 professores que trabalham na escola são cedidos pelo Governo e pela Prefeitura- os demais funcionários são pagos pela entidade. Há turmas na parte da manhã (crianças) e tarde (adolescentes e adultos). As crianças atendidas são portadoras de Síndrome de Down, deficiências múltiplas, paralisia cerebral etc.