Em RO sete ações contra magistrados. No Brasil CNJ aponta cerca de 700

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou neste domingo que já estão disponíveis, no site do próprio órgão, as informações sobre processos administrativos contra juízes e desembargadores de todo o País. Levantados pelo Sistema de Acompanhamento de Pro

Em RO sete ações contra magistrados. No Brasil CNJ aponta cerca de 700

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou neste domingo que já estão disponíveis, no site do próprio órgão, as informações sobre processos administrativos contra juízes e desembargadores de todo o País. Levantados pelo Sistema de Acompanhamento de Processos Disciplinares contra Magistrados do CNJ, os dados apontavam na sexta-feira a existência de 693 processos e sindicâncias em andamento nas corregedorias de Justiça do Distrito Federal e dos Estados brasileiros.
Como o sistema é alimentado pelos próprios tribunais, que ainda estavam incluindo novas informações, o número alterava a todo o momento. Ainda na sexta-feira, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí aparecia com o maior número de ações: 211 processos, seguido por São Paulo, com 134. Em terceiro lugar estava o Amazonas, com 59 processos.
A iniciativa quer ainda que a Justiça Federal e a Justiça do Trabalho participem do sistema, colocando à disposição do público informações de processos disciplinares em seus respectivos tribunais. Os dados dos processos disciplinares - número e tipo do processo, motivo, andamento - podem ser acessados no site no CNJ, no endereço http://www.cnj.jus.brpresidencia.

De acordo com o CNJ, a decisão de divulgar as informações foi tomada pelo ministro Cezar Peluso, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro, durante reunião com representantes do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça. Na ocasião, os corregedores apresentaram ao ministro dados atualizados sobre os processos em andamento e sobre as punições aplicadas a membros da magistratura nos últimos dois anos. A medida, segundo Peluso, dará maior transparência aos processos disciplinares contra juízes e desembargadores em todos os tribunais.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS