AFTOSA - Idaron participa do lançamento de campanha na Bolívia

O presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges e o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal (GIDSA), Fabiano Alexandre dos Santos, participaram no dia 1º de novembro do lançamento do 22º Ciclo de Vacinação Contra a Febre Aftosa da Bolívia. O

AFTOSA - Idaron participa do lançamento de campanha na Bolívia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges e o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal (GIDSA), Fabiano Alexandre dos Santos, participaram no dia 1º de novembro do lançamento do 22º Ciclo de Vacinação Contra a Febre Aftosa da Bolívia. O evento aconteceu em Santa Cruz de La Sierra. Na oportunidade foi feita a vacinação de alguns bovinos, dando início oficialmente, ao ciclo de vacinação naquele país.
A expectativa do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Alimentar da Bolívia (Senasag) é vacinar mais de 5,5 milhões de bovinos em todo o País, o que representa cerca 82% do rebanho bovino nacional.
 Segundo o presidente da Federação dos Pecuaristas, Juan Carlos Peredo, a projeção é imunizar 2,6 milhões de bovinos e bubalinos espalhados em 19,4 mil propriedades dos 39 municípios existentes no Departamento de Santa Cruz. A Bolívia registrou o último foco de aftosa em 2007 e tem um rebanho de aproximadamente 7 milhões de bovinos.
No período da tarde aconteceu uma reunião, coordenada pelas autoridades brasileiras com os representantes do Senasag e Associações de Pecuaristas dos distritos de Santa Cruz e Beni, onde se discutiu as ações que vem sendo realizadas pelos Brasil e as necessidades de manter a colaboração no trabalho de transformar a Bolívia em uma área livre. 
“O objetivo da nossa ida a Bolívia foi de reafirmar compromisso do governo de Rondônia em colaborar com o país vizinho no processo de erradicação da doença. No último ciclo de vacinação na Bolívia técnicos do Idaron vacinaram aproximadamente 23 mil animais, em 277 propriedades bolivianas”, conforme Fabiano Alexandre.
Segundo o presidente do Idaron, Marcelo Henrique, “é compromisso do governador Confúcio Moura estarmos irmanados na política nacional do governo Dilma de apoiar os países da América do Sul no desenvolvimento das mais diversas áreas, sendo que na área de sanidade o objetivo da Bolívia em se tornar livre da febre aftosa, ampliando mercados e gerando divisas para contribuir com o desenvolvimento econômico dos nossos irmãos bolivianos, contará com a nossa cooperação, pois estamos juntos nesta empreitada”. 
O evento contou ainda com a presença do vice-ministro do Desenvolvimento Rural, Victor Hugo Vasquez, o diretor nacional do Serviço Nacional de Saúde e Segurança Agrícola (Senasag), Rubens Robles, o diretor do Serviço de Saúde Agroalimentar do governo de Santa Cruz, Juan Ascarrunz.
Também estiveram presentes representantes do Ministério da Agricultura (Mapa), o secretário nacional de Defesa Agropecuária, Francisco Ferreira Jardim e o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques Brasil – do presidente do Indea (MT), veterinário Valney Corrêa. 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS