Com o objetivo de sensibilizar empresários e trabalhadores da indústria, quanto à importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da Halitose e suas consequências no ambiente de trabalho e na vida, a Coordenação Estratégica da Saúde do Serviço Social da Indústria (SESI) realiza no mês de novembro de 2011, uma campanha estadual em todas as suas unidades.
As ações serão realizadas por meio da equipe técnica e articuladores das Unidades Operacionais do SESI de cada localidade, que atuarão sob a coordenação da gestora da Odontologia, Dra. Luíza Oliveira, nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Pimenta Bueno e Vilhena, totalizando 103 empresas industriais e mais de 8 mil trabalhadores.
De acordo com a médica, o Mau Hálito ou Halitose, é um sintoma, não uma doença, e pode estar ligado a má-higiene bucal, mas pode ser causado por inúmeros outros fatores, como stress, redução da produção de saliva, presença de saburra lingual, ingestão de alguns alimentos e até doenças de ordem geral.
Ela ressalta ainda que omau hálito gera diversos prejuízos sociais e psicológicos à pessoa, seja no ambiente de trabalho, nos relacionamentos ou na escola: “a pessoa que tem mau hálito pode ser discriminada e isolada do convívio social, podendo ter até problemas profissionais”, finalizou.
Estima-se que cerca de 30% a 40% da população adulta brasileira sofra as consequências psicológicas que este problema causa. Em 90% dos casos, a origem está na boca. Se o mau hálito persiste mesmo após uma boa escovação e uso correto do fio dental, consulte seu dentista, pois pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Ter um bom hálito é essencial para manter–se motivado, produtivo e feliz no trabalho e na vida.