Uma comitiva de empresários da região do Cone Sul, liderada pelo deputado federal Natan Donadon e o deputado estadual Marcos Donadon, foi recebida pelo governador Confúcio Moura, na tarde dessa quinta-feira (6), quando foi solicitado apoio para a implantação do frigorifico de suínos no município de Colorado do Oeste. O pecuarista Ênio Milani explicou que hoje o grande problema daquela região é o escoamento.
“Contamos com aproximadamente 800 matrizes de porcos, mas a saída é mínima. O motivo é que não temos aporte. A construção do frigorifico é de extrema necessidade para os agricultores”, esclareceu.
Outro que está preocupado com a venda do produto é o pecuarista José Gemelli. Segundo ele, “criar os animais é fácil. O difícil é vender”. Na planta apresentada pelos empresários ao governador, o frigorífico terá capacidade de abater pelos menos 100 animais por dia, será o primeiro voltado ao abate de porcos em Rondônia e será administrado pelos 100 associados de sete municípios do Cone Sul do Estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), 70% da carne de porco consumida pelos rondonienses vêm de outros Estados. “Vejo como viável a implantação do frigorífico. Com isso, teríamos como suprir um pouco a necessidade do Estado”, enfatizou o secretário Edson Vicente.
No Cone Sul, o maior produtor de porcos é o município de Colorado do Oeste, com 800 matrizes. O governador Confúcio Moura apoiou a ideia e informou aos empresários sobre o projeto que está sendo elaborado para o desenvolvimento de Rondônia, tendo à frente o ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Roberto Mangabeira Unger. “Contem com o nosso apoio. A Sedes irá elaborar uma planilha de custos para que o frigorifico saia do papel, e esperamos que isso aconteça o quanto antes”, garantiu o governador.